Há dez anos, o adeus a João Paulo II, o Papa peregrino e pela paz

PAPA JOÃO PAULO II 3333

Encerrando 26 anos de pontificado, o terceiro mais longo da História, a lenta e comovente agonia do Papa João Paulo II chegou ao fim no dia 2 de abril de 2005. Eram 21h37m (16h37 em Brasília) quando o Papa, aos 84 anos, morreu em sua residência, no Vaticano. Em todo o mundo, durante dias católicos fizeram vigílias em igrejas lotadas e missas foram celebradas pelo pontífice. O Papa peregrino, que visitou quatro vezes o Brasil, dirigiu aos jovens as suas últimas palavras: — Eu busquei vocês. Agora vocês vêm a mim. Eu agradeço.

Na Praça de São Pedro, 60 mil fiéis reagiram à morte do Papa com um longo aplauso, um sinal de respeito na Itália, seguido de silêncio e choro. Um dos líderes mais influentes do século XX por suas posições em relação ao Leste europeu, onde regimes comunistas estavam decadentes, o polonês João Paulo II foi, talvez, o Papa que mais viajou na história pontifícia.

Ele esteve em 129 países, percorrendo cerca de 1,2 milhão de quilômetros. Nos seus funerais, Roma parou com a chegada de 4 milhões de visitantes, e as autoridades decidiram suspender o acesso à fila de um milhão de pessoas que enfrentaram 14 horas para ver o corpo do Papa.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.