GTI conclui curso de formação e agentes são certificados

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) concluiu o curso de formação do Grupo Técnico de Intervenção (GTI) com nova turma de servidores. Trinta e três agentes socioeducativos da Região Metropolitana de Natal receberam a capacitação coordenada pelo Núcleo de Segurança Institucional (NSI), que está encaminhando os certificados digitais.

As 120 horas de aulas teóricas e práticas se estenderam entre os dias 26 de fevereiro a 15 de março. Cabe ao GTI a segurança da portaria e dos visitantes, acompanhamento e controle da visita de familiares, apoio ao processo de recepção de novos socioeducandos, condução e custódia, além de procurar evitar crises e mediar sua resolução quando elas acontecem.

“O GTI tem uma atribuição de multiplicar a concepção socioeducativa, que é da ação, não só da segurança, e compor um processo de reflexão sobre segurança socioeducativa preventiva, para que situações de crise não aconteçam”, pontuou a diretora de desenvolvimento institucional, Sayonara Dias, ao parabenizar o grupo por mais uma etapa formativa e agradecer o pelo compromisso.

Sayonara também falou sobre o que a gestão e o Ministério Público avaliam como os principais desafios na Fundase: infraestrutura, concepção de socioeducação e inserção dos adolescentes na profissionalização e no mercado de trabalho.

O eixo teórico contemplou temas como Princípios do Atendimento Socioeducativo; Direitos Humanos, ECA e Sinase na Socioeducação do RN; Gerenciamento de Crises e Técnicas de Negociação; e Legislação e Portarias aplicadas ao GTI. A etapa prática contou com técnicas variadas, a exemplo de imobilização; assistência pré-hospitalar; de intervenção em alojamento e algemação.

“Desta vez, fizemos uma formação muito mais voltada ao sistema socioeducativo, com temas pertinentes à fase de abordagem e gerenciamento de crise. Tivemos uma adesão muito grande dos novos servidores a esse tipo de abordagem e contamos com professores com alto nível de especialização e expertise nas matérias por eles ministradas.”, ressaltou o assessor do NSI, Raimundo Aribaldo.

Atuaram como instrutores o presidente da Fundase, professor Herculano Campos; a diretora e assistente social Sayonara Dias; o assessor do NSI, Cel. PM Raimundo Aribaldo; gerente do Case Pitimbu, Mocylair Gunnar; gerente administrativo do Case Pitimbu, Allan Moura; gerente técnica do Case Pitimbu, Vânia Calado; servidora do Casep Metropolitano Natália Campos; servidores do Case Pitimbu Haiquel Siqueira, Matheus Galvão e David Revoredo; agente socioeducativo Felipe Moura; e professor e treinador de jiu-jitsu e MMA Rogério Passos Pinheiro.

“A formação recebida pelo GTI, na qual os princípios da socioeducação se integram aos cuidados com segurança, representou oportunidade ímpar para os agentes socioeducativos, que puderam pensar sua ação à luz dos princípios trabalhados. A expectativa é de qualificação do trabalho desses profissionais, com ganhos expressivos para a dinâmica de toda a unidade”, salientou Herculano Campos.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.