‘Grande Perigo’: Inmet faz duplo alerta vermelho para acumulados de chuva no RS e onda de calor no Centro-Oeste e Sudeste

Chuvas intensas atingem o Sul do Brasil, enquanto onda de calor aumenta a temperatura no Sudeste
Chuvas intensas atingem o Sul do Brasil, enquanto onda de calor aumenta a temperatura no Sudeste — Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta da onda de calor que atinge partes do Centro-Oeste e Sudeste de “Perigo” para “Grande Perigo”. Um aviso da mesma intensidade alerta para a continuidade das intensas chuvas sobre o Sul, com acumulados de chuva acima de 100mm/dia sobre uma faixa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Inmet indica ainda para a ocorrência de uma onde de calor, com um alerta de “Perigo”, no estado do Rio de Janeiro.

Veja abaixo o mapa de alertas do Inmet para esta quinta-feira:

As chuva que atingem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ficar acima de 100 milímetros no dia, além de estarem previstos ventos de 60 a 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo. O instituto alertou sobre o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, grandes deslizamentos de encostas e alagamentos. No estado gaúcho, subiu para dez o número de mortes provocadas pelo temporal, de acordo com a Defesa Civil, no início da tarde de quarta-feira (1º), e 21 pessoas permanecem desaparecidas.

Há ainda alertas de “Perigo” para tempestades entre RS e SC. Veja abaixo a área afetada pelo alerta vermelho do Inmet:

As regiões do Centro-Oeste e Sudeste do país foram afetadas, desde o dia 22 de abril, com uma onda de calor (a quarta do ano) considerada fora do comum para esta época do ano. O órgão elevou, nesta quarta-feira, o grau do alerta, que agora indica “Grande Perigo” para a região. O Mato Grosso do Sul segue como o território mais afetado, mas o fenômeno atinge também o Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Veja abaixo:

Na terça-feira, o Inmet alertou, pela primeira vez, para a presença de uma onda de calor também no Rio de Janeiro. De cor laranja, que indica “Perigo”, o aviso continua e aponta que as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média. O estado fluminense registrou, no último domingo (28), sete de suas regiões entre as mais quentes do Brasil, em alguns locais marcando acima dos 37°C.

Um aviso, também para uma onda de calor, atua sobre a Região Metropolitana de São Paulo e parte do sul de Minas Gerais. Ele, no entanto, tem intensidade menor, de “Perigo Potencial”.

Além dos temporais nos estados do Sul do país, o órgão também emitiu um alerta laranja para chuvas intensas no Nordeste, com foco no nordeste da Bahia, além do leste e agreste de Sergipe, o sertão e o agreste de Alagoas. A previsão é de chuva entre 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos, de 60 a 100km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já na região Norte, o Inmet também alertou para um perigo potencial de chuvas intensas. No Amazonas, há previsão de chuvas até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, com risco baixo para possíveis cortes de energia elétrica.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.