‘Grande Perigo’: Inmet alerta para acumulado de chuva e tempestades no Rio Grande do Sul; veja previsão

Previsão do tempo par esta quinta-feira
Previsão do tempo par esta quinta-feira — Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestade para a região Sul, sendo um deles de Grande Perigo. Os estados de Santa Catarina e Paraná receberam um alerta de “Perigo” para tempestades. No RS, o aviso foi direcionado para as áreas Centro Ocidental, Sudeste, Sudoeste, Centro Oriental, Sudoeste e Metropolitana, onde está localizada a capital do estado afetada pelas enchentes.

No Sudeste, não haverá previsão de chuvas, segundo o instituto. O Rio de Janeiro fica ensolarado, com máxima de até 32°C. Nos outros estados da região Sudeste, o céu deve apresentar poucas nuvens, com temperaturas máximas que podem chegar a 30°C.

No Sul, devido ao alerta de “Grande Perigo”, as mínimas variam entre 16°C e 18°C nesta quinta-feira. As cidades de Erechim, Passo Fundo, Chapecó e Cascavel serão algumas das mais afetadas pela chuva, com precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nas redes sociais, a Defesa Civil do RS alertou para a ocorrência de chuvas intensas e ventos acima de 80km/h.

Na área alvo do alerta vermelho do Inmet, as chuvas podem ficar acima de 100mm/dia, com grande risco de alagamentos e deslizamentos de encostas. Veja abaixo a região afetada pelo acumulado:

Haverá ainda um acúmulo significativo de chuva no Nordeste do país. O Inmet classificou essas chuvas como de “Perigo Potencial”, previstas para persistir até as 23h59 desta quinta-feira.

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, ressalta que as precipitações incidirão principalmente na faixa leste dos estados. As áreas mais impactadas incluem a Metropolitana de Recife, Norte e Noroeste Cearense, Oeste e Central Potiguar, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Metropolitana de Fortaleza, Agreste Paraibano, Jaguaribe, Leste e Agreste Potiguar, Leste Alagoano e Sergipano, Norte Piauiense e Agreste Pernambucano.

O Instituto também alerta para chuvas intensas na região Norte do país, principalmente em partes do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A chuva deve cessar por volta das 10h00min desta manhã.

No Centro-Oeste, as temperaturas máximas variam entre 32°C e 37°C nos estados, sem previsão de chuvas. As mínimas oscilam entre 17°C e 23°C. Entretanto, a partir de hoje, a chegada de um sistema frontal sobre o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso pode provocar chuvas nessas áreas, acompanhadas de um declínio acentuado das temperaturas.

No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, os termômetros devem ficar entre 17°C e 32°C, sem previsão de chuva. Na sexta-feira, no entanto, haverá aumento gradativo de nebulosidade na cidade, com a máxima sendo de 35°C. Em São Paulo, os termômetros ficam entre 18°C e 30°C, nesta quinta, e 19°C e 31°C, na sexta. A chuva só deve aparecer, segundo a previsão do Inmet, no sábado, com mínima de 15°C e máxima de 20°C.

Em Belo Horizonte (MG), as temperaturas para hoje ficam entre 15°C e 28°C. Na sexta-feira, a máxima deverá ter uma pequena variação e registrar 29°C. Em Vitória (ES), os dias deverão ser mais quentes, com os termômetros marcando 21°C e 31°C. Na sexta-feira, a máxima na cidade pode bater 33°C, enquanto no sábado, a máxima pode chegar até 34°C. Mas há previsão de pancadas de chuvas isoladas mais para o final da semana no Sul do estado, segundo Andrea.

* Estagiário sob supervisão de Daniel Biasetto

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.