‘Grande Perigo’: chuvas no Sul devem continuar até o final de semana, e onda de calor aumenta temperatura no RJ; veja previsão

Chuvas intensas atingem o Sul do Brasil, enquanto onda de calor aumenta a temperatura no Sudeste
Chuvas intensas atingem o Sul do Brasil, enquanto onda de calor aumenta a temperatura no Sudeste — Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta vermelho, de “Grande Perigo”, para acumulados de chuva tempestade em todo estado do Rio Grande do Sul e na região mais ao Sul de Santa Catarina. No Sul, os temporais devem seguir até o final de semana. Além disso, no Rio de Janeiro, uma onda de calor começa atuar sobre o estado, somando-se ao fenômeno que já acontecia no Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais.

Veja abaixo os alertas do Inmet para o país nesta quarta-feira. As manchas amarelas indicam “Perigo Potencial” para chuvas intensas no Norte, Nordeste e Sul, e para a onda de calor que atua sobre partes de São Paulo e Minas Gerais. Já as manchas de cor laranja, de “Perigo”, apontam para as ondas de calor sobre Centro-Oeste, SP, MG e Rio de Janeiro. Há ainda um alerta de “Grande Perigo” para acumulado de chuvas no Rio Grande do Sul.

Além da chuva no RS, que pode ficar acima de 100mm, estão previstos ventos de 60 a 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo. O instituto alertou sobre o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

— Existe uma tendência de chuva, principalmente no Rio Grande do Sul, até pelo menos o final de semana — disse a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste do país vêm enfrentando, desde o dia 22 de abril, uma onda de calor considerada fora do comum para esta época do ano e que, segundo o Climatempo, deve se estender até o dia 10 de maio.

Nesta terça-feira, o Inmet alertou, pela primeira vez, para a presença de uma onda de calor também no Rio de Janeiro. De cor laranja, que indica “Perigo”, o aviso aponta que as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. Um alerta semelhante segue atuando sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O estado do Rio de Janeiro registrou, no último domingo (28), sete de suas regiões entre as mais quentes do Brasil, em alguns locais marcando acima dos 37°C. Embora a segunda-feira (29) tenha sido um dia com temperaturas mais amenas, os termômetros devem subir gradualmente ao longo do resto da semana, podendo chegar a 38 graus na quinta-feira.

O meteorologista da Climatempo, Guilherme Alves, afirmou que “vai ser uma semana de muito calor, sol predominando, temperaturas em alta e umidade baixa”. Ainda influenciada pelo fenômeno El Niño, a temperatura pode atingir até 10 graus acima da média da estação.

Já na região Norte, o Inmet alerta para um perigo potencial de chuvas intensas. No Amazonas, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h, com risco baixo para possíveis cortes de energia elétrica. Na Região Nordeste, os litorais dos estados de Alagoas e Sergipe podem receber entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h, com previsão para se encerrar no final da manhã desta quarta-feira (1).

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.