Governo vai promover segunda edição de evento para atração de investimentos em São Paulo

A governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada do secretário de desenvolvimento econômico Silvio Torquato e do secretário adjunto de planejamento Pedro Lima na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), em um encontro com o presidente da instituição e empresário, Josué Gomes da Silva. A audiência aconteceu na última quarta-feira (18) e foi o primeiro passo para a realização do “RN Invest II”, evento promovido pelo Governo do RN para apresentar as potencialidades do estado à classe empresarial em São Paulo.

O Governo promoveu a primeira edição do RN Invest foi realizada no formato de roadshow em novembro de 2019, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento contou  com ciclo de debates marcado por apresentações sobre os principais setores do mercado potiguar e foram apresentados cases de sucesso de empresas sediadas no RN, como Ster Bom, Coteminas e Grupo 3 Corações.

Entre o público de 150 participantes, estavam empresários de diversos estados, como Guilherme Goulart (Cremer SA), Vilson Schvartzman (Profarma Specialty), Telmo Netto Costa Jr. (Grupo Meta) e Luís Wagner de Moraes (Embalagens Flexíveis Diadema). Também participaram representantes de instituições internacionais, como a embaixada do Egito, a Câmara de Comércio do Mercosul e a Câmara de Desenvolvimento de Negócios Brasil-China.

Na segunda edição, após hiato de dois anos em decorrência da pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), irá apresentar os avanços realizados pelo Governo do RN nesse período. Entre os principais projetos, serão abordados os novos Mapas Geológico e de Recursos Naturais, o novo Atlas Eólico e Solar, a instalação do Parque Tecnológico Augusto Severo (Pax), os estudos para implantação de um novo porto-indústria multipropósito, além dos investimentos e geração de empregos conquistados com a consolidação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi) e demais regimes especiais de tributação.

Também serão apresentados projetos para o futuro. O secretário de desenvolvimento econômico, Silvio Torquato, destaca a necessidade da reativação da malha ferroviária potiguar. “Vamos mostrar aos empresários os estudos realizados em parceria com a UFRN para a implementação dos ramais ‘Mossoró (RN) – Sousa (PB)’, ‘Macau (RN)-Natal (RN)’ e ‘Lajes (RN)-Juazeirinho (PB)’, que serão importantes rotas de escoamento, incentivando a chegada de novos investimentos”, explicou.

Mérito Potiguar

A equipe do Governo do Estado aproveitou a ocasião para entregar a medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, prêmio que homenageia nomes de destaque no cenário econômico do RN. A comenda não pôde ser entregue ao empresário na época da cerimônia, mas foi entregue pessoalmente pela governadora Fátima Bezerra durante o encontro. Entre 2019 e 2021, foram entregues 52 medalhas a representantes da sociedade civil organizada, agentes públicos, empresários e líderes de instituições ligadas ao setor produtivo.

Empresário, Josué Gomes da Silva, foi eleito presidente da Fiesp no início do ano e está à frente da Coteminas desde o fim da década de 1990. Baseada no Rio Grande do Norte e Minas Gerais, a empresa é dona de marcas como Artex e Santista, e hoje é a maior indústria de itens de cama, mesa e banho nas Américas, com 15 fábricas no Brasil, 5 nos EUA, uma na Argentina e uma no México.

A Coteminas foi uma das principais doadoras de matéria prima para a produção de máscaras para a população durante a pandemia, em 2020. Fabricadas em parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e Guararapes, e através de investimentos de recursos próprios do Governo do Estado, 7 milhões de máscaras foram distribuídas gratuitamente em todo o território potiguar,garantindo a manutenção segura de cerca de 4.000 empregos e a proteção da população vulnerável do RN.