Governo quer alíquota reduzida em 60% para 14 produtos e serviços

Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a jornalistas na Câmara depois da entrega da proposta de regulamentação da reforma tributária

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer uma alíquota reduzida em 60% da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) para 14 produtos e serviços. A proposição está no principal projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária.

Eis a lista dos serviços abaixo:

O governo encaminhou nesta 4ª feira (24.abr.2024) o texto ao Congresso. Eis a íntegra (PDF – 5 MB).

Em resumo, a principal mudança proposta pela reforma tributária do consumo é a criação de 2 IVAs (Imposto sobre Valor Agregado) para unificar uma série de alíquotas. O objetivo é simplificar o sistema de cobranças no Brasil.

A mudança deve entrar em vigor até 2033. Foi instituída por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023. Pela natureza da emenda constitucional, a regulamentação da tributária, com os detalhes do novo sistema, precisa ser feita via projetos de lei (sejam complementares ou projetos de lei ordinária).

O Brasil tem 5 tributos sobre o consumo que serão unificados pelo IVA:

O IVA dual será composto por:

O Poder360 preparou uma reportagem que explica em detalhes a reforma tributária e as mudanças que trará ao cotidiano do cidadão. Leia aqui.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.