Governo do RN participa de reunião pública em Nova Barra de Santana

Depois de realizar a entrega das primeiras casas da Agrovila Jucurutu nesta sexta-feira (18), a governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, se reuniu com os moradores de Barra de Santana, atendendo solicitação do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) e Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica – organização dos moradores de Barra de Santana, que busca a garantia dos seus direitos e informações sobre os processos de desapropriação, indenização e realocação das famílias.

A reunião foi realizada no ginásio poliesportivo da comunidade de Nova Barra de Santana, local construído para reassentar as famílias que moram atualmente em Barra de Santana, área inundável da Barragem Oiticica.

Na ocasião, a governadora informou que as famílias terão suas casas entregues em 30 de abril deste ano e falou da importância do diálogo com Movimento dos Atingidos. “Parabenizo a todos pelas lições de cidadania e pela luta pela dignidade da população. O que estamos fazendo é um direito de todos vocês e o Governo do Estado existe para isso”, destacou a governadora.

A Nova Barra de Santana possui abastecimento de água, infraestrutura de saneamento, com estação de tratamento de esgoto, pavimentação de vias, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem das águas pluviais e acessibilidade. A comunidade terá escola, creche, posto de saúde, associação de moradores, centro de comércio, quadra poliesportiva, cemitério, igreja e praça da igreja.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, explica que foram realizadas várias ações e um esforço conjunto da equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em comunicação direta com o Movimento dos Atingidos, para que as solicitações da reunião fossem atendidas.

José Procópio Lucena, assessor do Movimento dos Atingidos, destacou que as obras sociais, como novas moradias, garantirão melhores condições de vida, cidadania e justiça social às famílias.

Além da comunidade e representantes do Seapac e do Movimento, a reunião contou com a participação do deputado estadual Francisco do PT; prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz; gestores da Administração Direta e Indireta do Estado – Leon Aguiar (Idema); Gustavo Coelho (SIN); Alexandre Lima (Sedraf); Pablo Thiago (Cehab); José Duarte Santana (procurador geral adjunto da PGE).