Governo do RN participa da homenagem aos 122 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia em Mossoró

O diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), professor Gilton Sampaio, participou, nesta quinta-feira (2), da solenidade em homenagem aos 122 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia, no município de Mossoró, representando a governadora Fátima Bezerra.

O convite foi feito à governadora, mas, por estar em agenda no exterior, não conseguiu participar da solenidade e, em respeito à história da centenária instituição de ensino, direcionou o gestor da FAPERN para prestigiar as atividades.

Gilton Sampaio aproveitou a ocasião e dialogou com o diretor geral do Colégio Diocesano e da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Pe. Charles Lamartine, sobre novas parcerias, entre a FAPERN e a Faculdade, na área de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento regional por meio da pesquisa.

“Temos uma governadora que acredita na ciência, na tecnologia e na inovação. Isso é fundamental para que o Rio Grande do Norte se desenvolva, ainda mais, por meio da pesquisa. A FAPERN está em um novo momento e precisamos dialogar com todo o estado para que possamos direcionar recursos financeiros com o objetivo de fomentar pesquisas estratégicas”, afirmou Gilton Sampaio.

O gestor aproveitou a ocasião para dialogar com as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação da região Oeste do RN, sendo elas: IFRN, UFERSA e UERN.

IFRN
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró, Gilton Sampaio, guiado pelo diretor geral do campus, prof. Hélio Pinheiro, conheceu as instalações do instituto, como as salas de aula, de pesquisa, da coordenação de pesquisa e da pós-graduação, além dos laboratórios.

Ainda no campus, o diretor-presidente da FAPERN conheceu, também, a sede da Incubadora Tecnológica de Mossoró, projeto que está apto a concorrer editais de fomento realizados pelo governo do estado, por meio da FAPERN.

“A FAPERN já publicou, anteriormente, alguns editais que destinaram recursos financeiros para incubadoras aprovadas na seleção. Pretendemos publicar novos editais para dar continuidade no projeto”, esclareceu Gilton.

UFERSA
Em diálogo com a reitora da Universidade Federal do Semi-Árido, Ludimilla Oliveira, Gilton Sampaio destacou o grande êxito que a UFERSA teve com a aprovação no edital nº 38/2022 da FAPERN em parceria com o CNPq. A Universidade conseguiu, na seleção realizada pela Fundação, a aprovação de 15 projetos de pesquisa que foram submetidos.

“É uma alegria saber que a UFERSA conquistou este recurso financeiro para fomentar pesquisas de grande importância para o interior do Rio Grande do Norte. A FAPERN é, agora, uma Fundação que realmente trabalha e investe na ciência”, disse a reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira.

UERN
A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicilia Maia, recebeu a FAPERN em seu gabinete e apresentou novas propostas que a UERN tem para dar continuidade no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, bem como intensificar a pesquisa na instituição.

“Com a nova lei complementar nº 716/2022, que regulamenta a utilização do Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FUNDET), que é executado pela FAPERN, podemos planejar novos projetos que vão além do que a gente já faz, como é o caso de projetos na extensão universitária”, afirmou Cicilia Maia.

Gilton Sampaio concordou com o levantamento da reitora da UERN e se comprometeu em atuar, também, em projetos extensionistas.