Governo do RN cederá para MG tecnologia criada para otimização da gestão patrimonial de bens imóveis

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração (Sead), assinou nesta quinta-feira (18) Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (Seplag-MG). O objeto do acordo se refere à disponibilização do código fonte do seu Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários, que foi desenvolvido pelas Coordenadorias de Patrimônio Imobiliário e de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sead para o controle de gerenciamento de bens imóveis do RN.

O documento foi assinado pelo titular da Sead, secretário Pedro Lopes, e pela subsecretária de Gestão de Imóveis da Seplag-MG, Melissa Barcellos Martinelle, durante encontro realizado no Consad Express Bahia, evento realizado em Salvador que reúne servidores públicos de todo o país.

“A experiência do Rio Grande do Norte na área de gerenciamento do patrimônio imobiliário tem tido não apenas resultados positivos, mas também inspirado outros estados. Esse acordo celebrado hoje atesta exatamente isso. Uma das nossas boas práticas sendo replicada para outras unidades da Federação”, afirmou Pedro Lopes.

O Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários (Sipat) é uma plataforma de rastreio e mapeamento que assegura o controle de inventário para a localização dos ativos imobiliários pertencentes ao Governo do RN. O projeto resultou no Portal de Imóveis do RN, onde estão listadas todas as propriedades pertencentes ao Governo do Estado, com informações complementares sobre cada um dos imóveis, como qual o órgão ocupante, sua localização e área territorial, entre outros dados.

Segundo o coordenador de Patrimônio Imobiliário da Sead, Marcus Vinícius, o Sipat foi apresentado como uma das práticas exitosas desenvolvidas no âmbito do RN em outros eventos promovidos pelo Consad nos últimos anos. O gestor explicou que todo o trabalho de mapeamento, regularização e catalogação dos bens imóveis realizado pelo órgão foi posto num único sistema, representando uma inovação no tocante à gestão do patrimônio estadual e que agora contribuirá para otimizar a gestão dos imóveis de outro estado.

“Esse ato é muito significativo, porque o RN é um estado relativamente pequeno, sem tanta disponibilidade de recursos tecnológicos e de pessoal, comparado a outros. Logo, Minas Gerais, que é um estado grande, querer pegar emprestada a nossa experiência, é muito interessante. Mostra que o nosso trabalho tem importância e está sendo reconhecido”, declarou o coordenador.

O Acordo de Cooperação Técnica entre RN e MG será publicado, na forma de extrato, nas próximas edições dos Diários Oficiais de ambos os Estados. A vigência é até a transferência definitiva do código fonte.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.