Governo avalia pagar ‘voucher’ para que famílias atingidas pelas chuvas Sul possam comprar produtos da linha branca

Casas destruídas pelas enchentes na cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul
Casas destruídas pelas enchentes na cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul — Foto: Gustavo Ghisleni/AFP

O governo estuda pagar um voucher para que as famílias atingidas pelas enchentes nos municípios do Rio Grande do Sul possam comprar produtos da linha branca (geladeira, máquina de lavar e fogão).

O objetivo é atender famílias de baixa renda, inscritas do Cadastro Único do Ministério do Desenolvimento Social (MDS).

Detalhes da medida serão definidos até o fim de semana, segunto um técnico governo envolvido nas discussões.

Uma ala do governo defende, por outro lado, o financiamento desses bens pelos bancos públicos, com a cobetura do Fundo Garantidor de Crédito. Neste caso, seria possível financiar também a compra de móveis. Os produtos poderão ser adquiridos em lojas credenciadas.

Outra medida em análise é pagar um benefício extra para aposentados e pensionistas do INSS e idosos da baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), atingidos pelas enchentes. A ideia é que o valor possa ser descontado em até 36 parcelas, com carência de três meses para o primeiro desconto.

O governo também pretende antecipar o cronograma de pagamento de aposentadorias, pensões e BPC para os atingidos nos municípios do RS. Segundo estimativas do governo, as medidas têm impacto de R$ 5 bilhões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira mais medidas de socorro ao Rio Grande do Sul. O valor investido inicialmente será de R$ 50,9 bilhões afetando 3,5 milhões de pessoas. Nessa conta, estão empréstimos para empresas e também antecipação de benefícios.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.