G20 no Brasil debate riscos e oportunidades da inteligência artificial em ‘live’

Robô Ameca, movido por inteligência artificial no Mobile World Congress (MWC) na Feira de Barcelona, Espanha
Robô Ameca, movido por inteligência artificial no Mobile World Congress (MWC) na Feira de Barcelona, Espanha — Foto: Angel Garcia/Bloomberg

Os jornais O GLOBO e Valor e a rede de rádio CBN vão realizar nesta quinta-feira (02/5), às 9h, a live “Inteligência Artificial (IA): os riscos e oportunidades da nova corrida do ouro tecnológica”. O debate faz parte do G20 no Brasil, projeto especial de cobertura dos eventos que marcam a presidência brasileira do grupo de grandes economias do planeta.

O frenesi em torno dos sistemas de inteligência artificial, especialmente após a popularização dos modelos de IA generativa, levou governos, academia e sociedade civil a discutirem caminhos para regulamentar a tecnologia.

Diante de todos os riscos e oportunidades trazidos pela IA, especialistas tecem caminhos possíveis para construir uma legislação que evite mecanismos de manipulação na produção e disseminação de conteúdo, sem deixar de garantir que a inovação esteja a serviço do bem coletivo.

Os interessados podem acompanhar a ‘live’ pelo link abaixo.

Nesta “nova corrida do ouro”, é preciso compreender como governos, setor privado e sociedade civil poderão reequilibrar o jogo — que se insere no contexto mais amplo dos países sobre desenvolvimento digital, incluindo temas como conectividade, velocidade de acesso à internet e capacidade de armazenamento de dados.

Neste debate, especialistas destrincharão os pontos sensíveis da regulação da IA e apontarão meios para combinar a proteção dos cidadãos e da democracia com a inovação e avanço tecnológico.

Participarão das discussões Luciana Santos, ministra de Ciência de Tecnologia e coordenadora do subgrupo de IA do GT de Economia Digital do G20; Bruno Bioni, diretor-fundador da Data Privacy Brasil e copresidente de Transformação Digital Inclusiva do T20; e Fernando Ferreira, doutor em inteligência computacional pela UFRJ e pesquisador do Netlab UFRJ.

A moderadora do debate será a jornalista Juliana Causin, repórter do GLOBO.

O projeto G20 no Brasil tem o governo do Rio de Janeiro como Estado anfitrião, o município do Rio, capital do G20, como cidade anfitriã, e patrocínio da JBS. A iniciativa é dos jornais O GLOBO e Valor e da rede de rádio CBN.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.