G20 no Brasil debate em ‘live’ nesta quarta-feira a relação entre o empoderamento de mulheres e desenvolvimento

'Live' debate relação entre empoderamento e desenvolvimento
'Live' debate relação entre empoderamento e desenvolvimento — Foto: Freepik

Os jornais O GLOBO e Valor, e a rede de rádio CBN realizam nesta quarta-feira, às 11h, a live “Empoderamento de Mulheres: por que a questão de gênero é crucial ao desenvolvimento?” O evento é parte do G20 no Brasil, projeto especial de cobertura dos eventos que marcam a presidência brasileira do grupo das maiores economias do planeta.

O encontro terá a participação da presidente de Pagamentos Globais do Ebanx e líder do Conselho de Ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios do Business 20 (B20), Paula Bellizia, e da consultora sênior de diversidade e inclusão e colíder do Women 20 (W20), Janaína Gama.

O B20 é o grupo de engajamento das grandes empresas, enquanto o W20 é formado por mulheres da sociedade civil e voltado para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico feminino.

Este ano, pela primeira vez no G20, há um grupo de trabalho voltado para o debate das políticas de combate à desigualdade de gênero, com foco no crescimento da economia global e no desenvolvimento sustentável. A ideia é que esse grupo reúna sugestões de políticas para os negociadores do G20.

O grupo de trabalho (GT) Empoderamento de Mulheres tem por objetivo fortalecer o debate sobre gênero e a disseminação das melhores práticas e políticas públicas para a promoção dos direitos de mulheres e meninas, de maneira a alcançar o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é atingir a igualdade de gênero.

Como pontos principais do debate, o GT aponta a desigualdade no mercado de trabalho, a economia do cuidado, a misoginia e a violência e a justiça climática.

Mais do que um fórum dedicado ao tema, chama a atenção no G20 deste ano a incorporação da questão de gênero em diversas frentes, tanto nas trilhas oficiais quanto nos grupos da sociedade civil, em um olhar de transversalidade sobre o tema.

A Força-Tarefa da Aliança contra a Pobreza e a Fome, por exemplo, reforça que mulheres e meninas são desproporcionalmente mais afetadas pela fome e pela desnutrição. Já o GT Comércio e Investimentos coloca a participação das mulheres no comércio internacional como prioridade.

A live vai tratar sobre os pontos principais da questão de gênero, as políticas que podem favorecer a redução das desigualdades e contribuir para o desenvolvimento, e as chances de o tema ser incluído no documento final do G20, entre outros aspectos.

O projeto G20 no Brasil tem o governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião, Rio capital do G20 como cidade anfitriã, patrocínio de JBS e realização dos jornais O GLOBO e Valor, e a rádio CBN.

(*Do Valor)

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.