Francisco Sales reconhece melhor estrutura de trabalho para atuar na Barragem de Oiticica

DSC_0413[1]

Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quinta-feira (22), o Procurador do Estado do RN, Francisco Sales disse que, diferentemente do governo anterior, o atual vem dando todas as condições para que o trabalho do Núcleo de acompanhamento dos processos de desapropriações e indenizações às famílias de agricultores atingidos pela construção da Barragem de Oiticica. “Nós não tínhamos condições, mas fomos teimosos e mesmo assim ainda realizamos aproximadamente 1/3 do que estava previsto ser realizado”, destacou.

Dr. Sales explicou que foram realizados, inicialmente negociações com 180 famílias, mas apenas 127 processos conseguiram chegar à Justiça. As dificuldades, de acordo com o procurador são em vários níveis. “Temos muitos problemas de ordem de documentos da terra e das pessoas, problemas de espólios, heranças e inventários não concluídos, problemas das pessoas que compram essas partes dos herdeiros e tudo isso sobram uma série de problema. Mesmo assim entramos na Justiça e estamos ai para o juiz analisar alguns destes casos”.

O próprio Estado chegou a confirmar recentemente que dos 135 processos que já foram judicializados, existem recursos financeiros depositados para 62 deles, no valor de quase 7 milhões de reais. Fato esse não confirmado pelo procurador Francisco Sales, que na entrevista disse ser bem menor, algo em torno de 40% o valor que encontra-se depositado. “Desse valor, 30 a 40% está efetivamente depositado, e não foi depositada a diferença, porque nós já ajuizamos as últimas ações no último dia do funcionamento do Judiciário. Eu ontem chequei com o secretário Mairton França e ele me disse que esses recursos estão assegurados, e logo que voltar a abertura do Orçamento ele vai tentar imediatamente fazer os depósitos, e também nós vamos voltar às negociações”, explicou Francisco Sales.

Ouça a entrevista completa:

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.