Foragido da Justiça de Minas Gerais, brasileiro condenado por estupro é preso nos EUA

Brasileiro foi preso em Boston, nos EUA, após ser localizado pelas autoridades locais
Brasileiro foi preso em Boston, nos EUA, após ser localizado pelas autoridades locais — Foto: Reprodução

Um foragido da Justiça de Minas Gerais e condenado por estupro foi deportado dos Estados Unidos para o Brasil, segundo anunciaram as autoridades americanas nesta sexta-feira. Francisco Xavier Martins, de 43 anos, era alvo de um mandado de prisão da vara criminal do município de Resplendor desde março de 2019.

Preso em dezembro de 2023, a extradição do criminoso aconteceu no último dia 26 de fevereiro.

De acordo com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE), Francisco Martins entrou no país clandestinamente em maio de 2018, em Hidalgo, no Texas, quando acabou detido pelas autoridades locais. Ele foi notificado para comparecer a uma audiência de imigração, além de ter sido colocado em processo de remoção.

Em junho, no entanto, um juiz de imigração liberou Martins mediante fiança. Desde então, ele se encontrava livre em território americano.

No ano seguinte, em março de 2019, a Justiça de Minas Gerais condenou o homem a uma pena de oito anos de prisão por estupro qualificado. As autoridades de imigração de Boston localizaram Martins na cidade por meio de “procedimentos padrão de aplicação da lei”, segundo a nota divulgada pelo ICE. Ele foi preso em seguida e ficou até o último dia 26 sob custódia dos policiais americanos.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.