Flamengo x Botafogo: Clássico de opostos no estádio Nílton Santos

O clássico carioca terá o estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, como cenário neste domingo, 28 de agosto. Ele faz parte da programação da vigésima quarta rodada do Brasileirão 2022. O início está agendado para 18h (horário de Brasília). No primeiro turno, foi disputado em Brasília. No Mané Garrincha, o alvinegro levou a melhor vencendo por 1 a 0.

As equipes vivem situações bem diferentes no torneio, mas têm um fator em comum: mostram pouca ambição. O Flamengo está no pelotão de elite da tabela de classificação. Ainda tem chances de título. Porém, na rodada passada, ao escalar um time recheado de reservas diante do Palmeiras, líder, mostrou que sua meta na Série A do Campeonato Brasileiro é limitada mesmo a ficar apenas na zona de classifiação para Copa Libertadores da América 2023. O Botafogo, depois de receber pesados investimentos de seu novo dono, o norte-americano John Textor, também estabeleceu objetivo bem modesto para o Brasileirão. Quer somente terminar longe da zona de rebaixamento.

É gigantesca a vantagem do rubro-negro na produção ofensiva em relação ao Botafogo. Marcou 38 gols em 23 partidas enquanto o rival produziu 22 gols, média inferior a um tento por confronto, no mesmo número de jogos. Também é do Flamengo a vantagem no quesito defesa, embora seja menor. Sofreu 20 gols enquanto o Botafogo teve sua rede balançada em 28 ocasiões.

O Flamengo deverá novamente escalar um time de reservas para o clássico. Tem sido assim na gestão Dorival Júnior. Os principais jogadores têm sido preservados para os encontros da Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Baixas por questões médicas são de Bruno Henrique, Diego Alves, Rodrigo Caio e David Luiz. No Botafogo, estão em processo de recuperação de lesão e são considerados dúvidas Breno, Kayque, Erison, Sauer, Matheus Nascimento, Daniel Borges, Carlinhos, Diego Gonçalves, Lucas Piazon e Joel Carli.

O Botafogo também empatou na jornada anterior do Brasileirão. Depois de estar duas vezes em desvantagem no marcador, reagiu e alcançou o 2 a 2 contra o Juventude, em Caxias do Sul. Assim, avançou para 27 pontos (sete vitórias, seis empates e dez derrotas). O suficiente para iniciar a jornada 24 na décima quarta posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Quatro pontos acima do Avaí, décimo sétimo colocado e primeiro time na zona de rebaixamento.

O Flamengo segue na briga em três torneios diferentes. Na noite de quarta-feira, 24 de agosto, deu um largo passo para alcançar um lugar na decisão da Copa do Brasil. Superou, no Morumbi, o São Paulo, por 3 a 1, no jogo de ida das semifinais. Agora, poderá até perder por um gol de diferença na partida de retorno, em 14 de setembro, no Maracanã, que terá lugar na decisão. Antes, contudo, definirá seu futuro na Copa Libertadores da América. Abrirá a briga por um lugar na final contra o Vélez Sarsfield no próximo dia 31. O Brasileirão, nesse cenário, fica em plano segundário. Com 40 pontos (12 vitórias, quatro empates e sete derrotas), ocupa a terceira posição. Nove pontos abaixo do Palmeiras, líder, considerando-se a pontuação antes do início da vigésima quarta rodada.