Fim de semana terá estabilidade no Sudeste e chuvas intensas no Norte e Nordeste do país; veja previsão

ITCZ segue atuando sobre a região Norte e Nordeste do Brasil durante o final de semana
ITCZ segue atuando sobre a região Norte e Nordeste do Brasil durante o final de semana — Foto: Reprodução

Um anticiclone que atua no centro do Brasil irá proporcionar um fim de semana com temperaturas mais amenas e céu com pouca nebulosidade no Sudeste, parte do Centro-Oeste e Sul do país. Já no Norte e Nordeste, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ) que segue afetando as regiões, sábado e domingo deverão ser com chuvas intensas, segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No sábado, o anticiclone — sistema de ventos que giram em sentido anti-horário no Hemisfério Sul — seguirá impedindo a formação de chuvas no Sudeste. Assim, a região deverá contar com estabilidade e temperaturas mais amenas. No Rio de Janeiro, a mínima prevista é de 18°C e a máxima de 29°C, enquanto em São Paulo as temperaturas devem ficar entre 13°C e 25°C.

No domingo, o céu pode variar de sol entre nuvens para encoberto, sem chuvas em todas as capitais da região Sudeste. No Rio, os termômetros marcam entre 18°C e 32°C. Na capital paulista, a mínima prevista pelo Inmet é de 15°C e a máxima de 27°C.

O Inmet lançou quatro alertas para chuvas intensas, distribuídos pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dois amarelos, de “Perigo Potencial”, e dois laranjas, que apontam para “Perigo”. No Sul e no Sudeste, a expectativa é de que as temperaturas sigam mais baixas, assim como no estado do Mato Grosso do Sul.

Veja abaixo o mapa do Inmet que aponta onde estão localizados os alertas para chuvas intensas neste final de semana:

Os avisos de “Perigo Potencial” significam possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Enquanto os alertas de “Perigo” marcam a expectativa de chuvas acima de até 100 mm/dia, com ventos entre 60 e 100 km/h, além de riscos de alagamentos, deslizamento de encostas e corte de energia elétrica.

Um dos alertas laranjas está localizado sobre o Alagoas, podendo afetar as cidades do litoral do estado, inclusive a capital Maceió. As temperaturas podem variar entre 24ºC e 29ºC ao longo do final de semana.

Situação similar acontece no norte do Amazonas e leste de Roraima, onde também há um alerta laranja, emitido pelo Inmet. Já no restante das duas regiões, alertas amarelos indicam chuvas com menor intensidade. As temperaturas devem seguir altas, mesmo sob chuvas.

O anticiclone também afetará o Sul do Brasil ao longo do final de semana, e as temperaturas baixas que chegaram nos últimos dias devem se estender ao longo de sábado e domingo. Os termômetros podem continuar a marcar temperaturas abaixo de 5ºC, como ocorreu na cidade de General Carneiro, no Paraná, onde foram registrados 2,9ºC.

Por isso, mesmo com nuvens no céu, não há previsão de chuvas para o sábado. Com estabilidade e umidade alta, as temperaturas continuarão no padrão bem baixo. Curitiba poderá ser a capital mais fria do Brasil, com termômetros registrando mínima de 11ºC e máxima de 25ºC, por volta do meio do dia.

No domingo, pode haver possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no estado do Rio Grande do Sul, por conta da ação de uma área de baixa pressão atuando sobre o território Argentino. Assim as temperaturas baixas continuarão pela região.

Embora conte com um alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas no sul da Bahia, a região Nordeste terá um final de semana com previsão de chuvas e temperaturas elevadas. Isto porque, a região ainda está sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ITCZ) que traz instabilidade para esta área do Brasil.

Desse modo, o sábado será de céu encoberto com possibilidade de chuvas intensas, com exceção do centro-norte do estado da Bahia. Já no domingo, há previsão de intensificação das chuvas em toda a região. O Inmet chama atenção para cidade de Salvador, que deve ter volumes de chuva acima dos 60 mm/dia.

Também sob atuação da ITCZ, a região Norte terá um final de semana com muita instabilidade, podendo haver chuvas fortes em todo o território, embora as temperaturas sigam elevadas, principalmente no Amazonas e no estado de Roraima.

No sábado, há previsão de chuvas intensas com possibilidade de trovoadas em todas área amazonense, além dos outros estados que formam a região Norte. Sendo assim, existe risco de chuvas acima de 80 mm/dia, com chances de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de encostas. Situação que deve continuar no domingo, segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.

— No domingo haverá uma intensificação das chuvas na região Norte, principalmente no centro-norte de Roraima. Por lá, as chuvas serão muito fortes e com temperaturas elevadas —, conta Ramos.

Portanto, domingo com chuvas e trovoadas no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins e principalmente Roraima. Boa Vista registrará as temperaturas mais altas entre as capitais brasileiras, com mínima de 25ºC e máxima de 34ºC

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.