Fardos de navio nazista naufragado na Segunda Guerra aparecem no litoral do RN

Quem caminhava pela Praia de Cotovelo, em Parnamirim, se deparou com objetos estranhos na areia, na tarde da última sexta-feira (11). Pelo menos três “pacotes” foram encontrados na orla. A origem deles é distante e outros fardos semelhantes a esses já apareceram no litoral nordestino desde 2018. Um grupo de pesquisadores das universidades federais do Ceará (UFC) e de Alagoas (Ufal) revelou, à época, que a origem desses objetos são de navios nazistas naufragados ao largo da costa brasileira.

A identificação foi feita por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Dois navios naufragados no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial carregavam esses fardos, que são feitos de borracha. As embarcações eram a SS Rio Grande e a MV Weserland.

Ambos os navios foram abatidos pela Marinha americana em janeiro de 1944. Para chegar à conclusão, os pesquisadores tiveram que fazer modelagens matemáticas que provassem como o movimento das ondas poderiam levar os fardos ao litoral nordestino, além de contato com outros estudiosos da área.