Ezequiel e Francisco do PT participam de reunião para buscar soluções para situação hídrica de Currais Novos e Acari

O deputado Francisco do PT participou na manhã desta quinta-feira de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), o secretário de Recursos Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti, o presidente da CAERN, Roberto Linhares e os prefeitos de Currais Novos (Odon Júnior-PT) e Acari (Fernandinho-Solidariedade), para tratar da situação hídricas dos dois municípios, que é preocupante.

Segundo informações da SEMARH, o açude Dourado de Currais Novos está com cerca de 2 milhões de metros cúbicos e, se não chover até o fim do ano, a previsão é de que o reservatório seque até janeiro de 2022. Já Gargalheiras que até o início de 2020 estava completamente seco e acabou “tomando água” naquele ano, não teve recarga em 2021 e agora passa novamente pelo risco de secar. Atualmente o reservatório de Acari está com 6,5 milhões de metros cúbicos de água.

Na reunião foram tratadas alternativas preventivas para que os municípios não vivenciem o mesmo colapso hídrico de 2016, 2017 e início de 2018. “Então, ficou acertado que a Caern iniciará os testes preventivos na adutora de engate rápido, porque se não chover, ela quebra o galho. Mas o ideal era que tivéssemos uma adutora permanente”, disse o deputado.

O parlamentar destacou ainda que a torcida é para que possamos ter boas chuvas e a situação seja completamente transformada, mas que é preciso se precaver. “Nossas orações e pedidos a Deus é para que possamos ter ainda boas chuvas e nossos reservatórios recebam uma boa recarga, mas é preciso estarmos preparados para o caso disso não acontecer e, por isso, temos que nos antecipar ao problema”, afirmou Francisco do PT.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.