‘Extenuantes partidas de beach tennis’ e ‘pomposo restaurante’: questão de concurso para promotor em SC irrita categoria

Sede do Ministério Público de Santa Catarina
Sede do Ministério Público de Santa Catarina — Foto: Reprodução

Uma questão aplicada na primeira fase do concurso para a Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina no último domingo repercutiu entre os integrantes da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). A pergunta cria uma situação hipotética de um “recém-empossado promotor” que convida a noiva para jantar em um “pomposo restaurante de Florianópolis” após “extenuantes partidas de beach tennis”. A história continua com o personagem comprando vinhos caros, se preocupando com dieta e forma física e aplicando uma aula sobre legislação ao “sommelier” do restaurante.

Irritados, membros da ACMP compartilharam entre os associados uma mensagem de WhatsApp na qual chamaram a questão de “ofensiva e vexatória” contra os promotores. “Pensamos que essa é uma conduta que não pode ser aceita em um ato de tamanha importância para a nossa Instituição, como é o concurso de ingresso”, diz a mensagem.

A diretoria da ACMP solicitou ao Procurador-Geral de Justiça que sejam tomadas “as medidas cabíveis no âmbito administrativo”. Eles ainda analisam propor uma ação judicial contra a empresa responsável pelo concurso, “em face dos danos causados à imagem do Ministério Público de Santa Catarina e a seus integrantes, nossos associados”.

O Instituto Consulplan, empresa responsável pela elaboração da prova, em nota dirigida à Comissão do Concurso, encaminhou pedido de desculpas, reconhecendo a inadequação da questão formulada.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.