Exposição no Rio comemora centenário do museólogo e carnavalesco Clóvis Bornay

Em comemoração ao centenário de nascimento do museólogo e carnavalesco brasileiro Clóvis Bornay, nascido no município de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, no dia 10 de janeiro de 1916, o Museu da República (MR) abre hoje (26) à noite a exposição “Clóvis Bornay – 100 Anos”. A mostra ficará aberta ao público até abril.

O curador da exposição, professor Mário Chagas, coordenador técnico do Museu da República, disse que Clóvis Bornay foi um personagem “importantíssimo no mundo dos museus, da museologia e do carnaval”. Filho de mãe espanhola e pai suíço, Bornay era o caçula de 12 irmãos. Foi funcionário do Museu Histórico Nacional, célula da qual se originou o Museu da República. “Ele trabalhou no Museu da República supervisionando montagens de exposições e fez nos jardins uma representação da primeira missa rezada no Brasil”, informou o curador.

No dia 9 de outubro de 2005, Clóvis morreu de parada cardiorrespiratória, no Hospital Souza Aguiar, para onde foi levado com desidratação e infecção intestinal. A exposição “Clóvis Bornay – 100 Anos” marcará o início da visitação noturna do museu. Ele passará a ficar aberto em todas as últimas terças-feiras de cada mês, das 10h às 22h.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.