EUA cogitam começar com reabertura parcial em maio

A reabertura parcial dos Estados Unidos pode começar “talvez no próximo mês”, afirmou neste domingo (12) o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIH, na sigla em inglês), Anthony Fauci. Ele disse que há “um otimismo cauteloso” sobre a diminuição da propagação do novo coronavírus no país. Fauci é um dos epidemiologistas mais respeitados do mundo e membro do força de trabalho da Casa Branca para o combate à covid-19.

Quando olhamos para as internações, UTIs e necessidades de intubação. É o que esperamos, há um otimismo cauteloso em ver esse declínio. E se olharmos para os padrões das curvas em outros países, uma vez ultrapassado esse ponto esperamos ver um declínio acentuado”, disse Fauci à “CNN” sobre os números em Nova York, o epicentro do surto nos EUA, com mais de 8.000 mortes.

De acordo com o especialista, há “indícios” de que alguns dos dados utilizados para medir a evolução da crise sanitária estão “começando a se estabilizar” em alguns locais.

Processo gradual

As declarações de Fauci chegam pouco após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que o governo está analisando o melhor momento para reabrir a economia do país. O epidemiologista afirmou que o processo de “relaxamento” de algumas das medidas de distanciamento social poderá começar em alguns locais, “pelo menos de alguma forma, talvez em maio”.

No entanto, observou que não se trata de um “interruptor” de ligar e desligar. Segundo ele, o processo será gradual. “Você quer ter a certeza de não fazer algo prematuramente e precipitadamente, ao mesmo tempo que presta atenção à necessidade de tentar voltar ao normal”, explicou.

R7

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.