Estudo revela gene responsável por tornar cabelos grisalhos

Descoberta pode levar a produtos que retardam ou impedem característica, diz pesquisa.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira revela, pela primeira vez, a existência de um gene responsável por tornar os cabelos grisalhos. A descoberta confirma que essa característica tem fundo genético, e não apenas causada por fatores externos.

No estudo publicado pelo periódico “Nature Communications”, cientistas da Universidade College London analsaram dados de mais de 6 mil pessoas na América Latina com diferentes ancestrais para identificar genes associados a cor, grisalhamento, densidade e forma dos cabelos. O gene responsável pelos cabelos grisalhos, chamado de IRF4, já era conhecido por desempenhar um papel na cor dos fios.

– Já conhecemos diferentes genes envolvidos na calvície e na cor do cabelo, mas é a primeira vez que um gene que torna os cabelos grisalhos é identificado em humanos, além de outros genes que influenciam a forma e a densidade dos fios – explica o principal autor do estudo, o professor Kaustubh Adhikari, da área de desenvolvimento biológico da universidade britânica.

De acordo com ele, isto só foi possível porque a equipe analisou um universo variado de pessoas, algo que ainda não tinha sido feito em tal escala. Para o cientista, a descoberta pode ser usada em estudos forenses e na área da cosmética, uma vez que amplia o conhecimento sobre a maneira como os genes influenciam nossa aparência. Os resultados podem, por exemplo, ajudar na criação de tecnologias forenses para reconstruir perfis visuais baseados em informações genéticas de uma pessoa.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.