Estado de SP adere a definição internacional de antissemitismo

Tarcísio de Freitas
O governador Tarcísio de Freitas (ao centro) com representantes da comunidade judaica brasileira na assinatura de adesão de antissemitismo da IHRA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou nesta 6ª feira (15.mar.2024) a adesão do Estado à definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto). O termo é adotado por 40 países. No Brasil, foi aderida por Goiás e pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

O comissário da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg, que esteve presente na reunião para assinatura do termo, disse que a decisão é importante para o letramento da população quanto ao antissemitismo.

É uma definição não jurídica, não é um decreto, mas algo que serve para quando você se depara com uma situação e está na dúvida. Ajuda autoridades policiais, Ministério Público, juízes e a população na hora de entender o antissemitismo”, afirmou Lottenberg ao Poder360.

A definição prática de antissemitismo juridicamente não vinculativa da IHRA foi adotada por 31 países em maio de 2016. Inicialmente com participantes europeus, a organização tem se expandido nos últimos anos.

Atualmente, a adesão é feita, a nível federal, por 7 países americanos: Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Panamá, Colômbia e Guatemala. O Brasil é considerado um membro observador da aliança.

A expectativa é de que a assinatura do acordo pelo governo de São Paulo incentive outros Estados brasileiros a também aderirem ao termo.

Também participaram da reunião para assinatura do termo:

A IHRA considera que exemplos contemporâneos de antissemitismo na vida pública, nos meios de comunicação social, nas escolas, no local de trabalho e na esfera religiosa podem incluir, mas não se limitam a:

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.