Esquiador tenta fazer manobra radical, mas colide com teleférico; assista ao vídeo viral

O jovem de 17 anos estava tentando realizar uma manobra chamada 'Flat Spin 360'
O jovem de 17 anos estava tentando realizar uma manobra chamada 'Flat Spin 360' — Foto: Reprodição

Ivan Jones, um esquiador praticante no Lake Louise, localizado em Alberta, Canadá, escapou por pouco de uma possível tragédia após um acidente durante uma tentativa de manobra arriscada. O adolescente de 17 anos relata que sua intenção era executar um truque chamado “Flat Spin 360”, porém o resultado não foi o esperado.

Em entrevista à CNN, Jones detalhou o momento capturado em vídeo, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. “Definitivamente, sofri um grande impacto que resultou em uma leve concussão. Estava bastante dolorido”, expressou sobre as consequências do acidente.

O incidente foi registrado em vídeo e obteve mais de 26 milhões de visualizações nas redes sociais. Após assistir às imagens, muitos usuários questionaram se esse era exatamente o objetivo da manobra ou se, pelo contrário, a acrobacia havia dado errado de fato.

Entretanto, na entrevista, o esquiador assegurou que, ao tentar realizar a manobra extravagante, acreditava ser impossível colidir com a cadeira do teleférico, mas a realidade foi outra. Quando atingiu uma certa altura, acabou colidindo com a cadeira em movimento. “Quando cheguei à cadeira, estava em estado de choque, então não senti nada”, relatou.

Sua mãe, Mindy, também estava esquiando quando recebeu a ligação informando que seu filho havia colidido com a cadeira do teleférico. “Senti-me muito grata por vê-lo pessoalmente antes de ver o vídeo, pois as imagens são bastante horríveis”, assegurou. Após o acidente, o esquiador foi atendido pelos serviços de pista e, após avaliação médica, constatou-se que não havia ferimentos graves, “mas poderia ter sido mais trágico se houvesse pessoas na cadeira do teleférico”, alertaram desde a estação de esqui de Lake Louise.

Por sua vez, Jones publicou o vídeo em seu Instagram pessoal com uma legenda de apenas uma palavra: “Oops”.

Dan Markham, porta-voz da estação, condenou esse tipo de ação por sua periculosidade e por considerar que encorajam esquiadores e snowboarders a usar as pistas como se estivessem em um snowpark. “Temos snowparks para esse tipo de coisa. Também temos uma competição de montanha para que as pessoas possam fazer coisas em um ambiente seguro”, apontou Markham. No entanto, o parque não marcará este ponto como perigoso ou proibido, pois “há vários lugares em todo o complexo onde as pessoas poderiam fazer algo assim, mas recomendamos que não o façam”.

Nesta segunda-feira, cinco esquiadores que estavam desaparecidos desde sábado foram encontrados mortos nos Alpes suíços. Segundo informações da polícia, as autoridades buscam uma sexta pessoa e as circunstâncias de seu desaparecimento estão sendo investigadas. O grupo sumiu durante uma excursão de esqui que partiu da cidade alpina de Zermatt, ao redor da montanha Tete Blanche, perto do monte Matterhorn, que se estende entre Suíça e Itália. Trata-se de uma estação de montanha popular famosa pelo esqui que atrai turistas de todo o mundo.

Os esquiadores tinham entre 21 e 58 anos, conforme a mesma fonte. Cinco deles eram membros de uma mesma família do cantão de Valais, enquanto a sexta pessoa é do cantão de Friburgo. Segundo as autoridades, uma tempestade que atingiu o sul dos Alpes e o risco de avalanches impediram que os helicópteros e as equipes de resgate se aproximassem da área. “As condições meteorológicas estão atualmente muito ruins, o que torna muito difícil a resposta de emergência”, disse a polícia no início da busca.

Uma tragédia semelhante ocorreu exatamente dois meses atrás, em janeiro, mas nos Estados Unidos, quando uma avalanche surpreendeu um grupo de esquiadores que ficaram soterrados na neve enquanto se divertiam em uma estação de esqui no estado da Califórnia.

A avalanche nas montanhas da Sierra Nevada foi provocada após uma forte tempestade. Mais de 100 socorristas se juntaram à busca das pessoas soterradas, que terminou horas depois, com a confirmação de uma morte e três feridos.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.