Espetáculo caicoense continua percorrendo o Brasil no Palco Giratório do Sesc

A companhia teatral Trapiá, de Caicó, está percorrendo 26 cidades brasileiras com o espetáculo “P’s”, que foi selecionado no projeto Palco Giratório do Serviço Social do Comércio (Sesc). Além disso, a obra vai ganhar adaptação para o cinema através de um curta-metragem. 

[pullquote]”Quando pensamos em montar o P’s, a gente já pensava em sair de Caicó. A ideia sempre foi mostrar que esse trabalho poderia entrar no mercado cultural como outros trabalhos. Já participamos de oito festivais, um deles internacional, e o grupo ganhou visibilidade enorme“, disse Professor Lourival, um dos diretores do espetáculo.[/pullquote]

A peça teatral conta uma história real, que aconteceu na França no século XIX, em que um homem mata a própria mãe e dois irmãos.

Conheça um pouco do P’S

No livro Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, Michel Foucault descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. Inspirado na obra de Foucault, este espetáculo de Gregoy Haertel traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus.

Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, o texto procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e diminuir a gravidade do que fez, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’s coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido.

Quem é o Grupo Cia Trapiá?

Formada em 2014 na cidade de Caicó, com a proposta de descobrir obras teatralizáveis e convidar um dramaturgo para fazer a transposição do texto literário ou científico para a linguagem cênica, a companhia desenvolve pesquisas no campo da teatralidade, baseando-se no processo colaborativo.

É integrada por artistas das áreas das artes cênicas, música e artes visuais. O espetáculo P’s teve sua montagem realizada com apoio do Sesc RN, por ter sido contemplado no primeiro Edital de Circulação das Artes Cênicas Potiguares 2014.

Professor Lourival Andrade, um dos diretores do espetáculo conversou com o Blog do Marcos Dantas:

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.