Especialista dá dicas de como evitar problemas com o uso inadequado da mochila

A partir de 01 de fevereiro começam as aulas na maioria das escolas. São muitos livros e cadernos, entre outros materiais, que crianças e adolescentes precisam transportar todos os dias até o final do ano. Por isso, que pais e responsáveis devem ficar atentos ao peso que será colocado nas mochilas dos filhos. A professora do curso de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra, Kalyne Cavalcanti dá algumas dicas para evitar os problemas provocados pelo leva e traz da mochila de casa para a escola.

De acordo com a fisioterapeuta, o peso, o tipo e o tempo que crianças e adolescentes ficam com a mochila nas costas podem provocar sérios problemas de postura, por atingir diretamente a coluna vertebral. Nestes casos, podem ocorrer dores, cansaço, câimbra, ou até mesmo uma lesão por sobrecarga devido ao uso contínuo da bolsa.

“Um dos acometimentos mais comuns é a hipercifose, conhecido popularmente como corcunda. A criança tende a curvar os ombros para frente para equilibrar o peso da mochila e o seu peso corpóreo, acentuando a hipercifose”, destaca Kalyne. Para evitar o problema, a professora alerta que na mochila não deve ser carregado mais do que 10% do peso corporal. Então, por exemplo, uma criança que possui 40 quilos não deve carregar mais que 4 kg nas costas.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.