Entidades criticam decisão do BC de manter Selic a 10,5%

copom reduz 0,5 ponto percentual da selic
Havia 7 reuniões que o BC diminuía a Selic. Foram 6 quedas de 0,50 p.p. (ponto percentual) e uma de 0,25 p.p. A taxa básica continua no patamar mais baixo desde dezembro de 2021, quando era de 9,25%; na imagem, prédio do BC

Entidades, como CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), criticaram a decisão do BC (Banco Central) desta 4ª feira (19.jun.2024) de manter a Selic em 10,50% ao ano.

Com isso, terminou o ciclo de cortes da taxa básica de juros iniciado em agosto de 2023. Só a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo) considerou importante pausar as reduções.

O Copom (Comitê de Política Monetária) também foi contra aos pedidos de diminuição do patamar feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por seus aliados. A manutenção se deu por unanimidade dos diretores da autoridade monetária, incluindo os 4 indicados pelo petista.

Leia abaixo as manifestações:

Havia 7 reuniões que o BC diminuía a Selic. Foram 6 quedas de 0,50 p.p. (ponto percentual) e uma de 0,25 p.p. A taxa básica continua no patamar mais baixo desde dezembro de 2021, quando era de 9,25%.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Influencia diretamente as alíquotas que serão cobradas de empréstimos, financiamentos e investimentos. No mercado financeiro, impacta o rendimento de aplicações.

Leia abaixo a evolução do indicador:

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.