Empresas do RN fazem primeiros contatos para entrar no mercado externo

Uma oportunidade para que futuros exportadores potiguares entrem em contato com empresas que comercializam produtos brasileiros no mercado externo será dada durante a Primeira Ação de Exportação em Natal. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, será realizado no dia 20 de setembro, das 9h às 19h, na Unidade Roberto Freire.

A rodada de negócios vai reunir cerca de 40 empresas de Natal e Mossoró, dos setores de alimentos e bebidas, moda, casa e construção com comerciais exportadoras que foram indicadas pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx). Para os empreendedores potiguares, será o momento de aplicar tudo o que vem sendo trabalho durante o atendimento pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEx).

O PEIEx é um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que prepara as empresas para o comércio internacional por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação em exportação, e implantação de soluções gerenciais. No Rio Grande do Norte, através de parceria, o programa mantém seu escritório dentro da UnP. O projeto Primeira Ação de Exportação vai acontecer em todos os Núcleos Operacionais do PEIEx, presente em 16 estados do Brasil.

Cada empresa terá vinte minutos para apresentar os seus negócios e produtos às comerciais exportadoras, que avaliavam o potencial de exportação, levando em conta questões como preço, embalagem, materiais de comunicação, dentre outros. Para a maioria dos participantes, essa será a primeira experiência de negociação internacional.

PEIEX

O PEIEx inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil e para atuar no comércio internacional. Desde sua criação, em 2009, já foram atendidas cerca de 16 mil empresas no Brasil.

Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa, e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

APEX-BRASIL

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.