Emater-RN promove capacitação de ensilagem para os extensionistas

Técnicos da Emater-RN de todo o estado participaram do “Dia de Campo sobre Ensilagem”, na Fazenda Ubaia de João Batista, no munícipio de Touros, nesta sexta-feira (3). A diretora técnica, Silvana Patrícia Fernandes, e o coordenador de Planejamento e Execução, Auricélio de Oliveira, acompanharam a capacitação.

Com o objetivo de capacitar e reciclar os técnicos para que sejam agentes multiplicadores do conhecimento adquirido no tocante ao processo de ensilagem, bem como na operacionalização e manutenção das máquinas forrageiras da instituição. Para a diretora técnica Silvana Patrícia Fernandes, “Os técnicos da Emater-RN serão multiplicadores atuando em seus municípios. Disseminando a cultura de estocar forragem”.

Foram selecionados os extensionistas com experiência na atividade pecuária e envolvidos com o trabalho do convênio dos projetos Médios Produtores do MAPA. Cerca de 35 técnicos participaram da qualificação teórica e técnica. De acordo com o gestor Regional da Emater-RN de João Câmara, Gustavo Cunha, “A capacitação tem o intuito de fortalecer e fomentar ações educativas”.

Os dez escritórios regionais da instituição possuem equipamentos, 2 colhedoras, 2 vagões e uma empacotadora. Os equipamentos foram adquiridos pelo Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Estado do Rio Grande do Norte, com financiamento através do Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão.

O evento foi organizado pelo escritório Regional de João Câmara e o pelo analista de extensão rural Manoel Neto que também foi responsável pelas oficinas teóricas e práticas. Manoel Neto explicou a importância das medidas adequadas para a produção e conservação da ensilagem, “Pudemos explanar sobre os fatores envolvidos durante todo o processo como, a idade do corte da colheita, as reações químicas que ocorrem, entre outras etapas. Os técnicos também puderam tirar dúvidas e se aprofundar mais no assunto”. O extensionista, de Caicó, Aderban Medeiros, foi o responsável pela orientação prática do uso do maquinário.

Durante o evento foram abordados os seguintes temas: “Processo envolvidos para obtenção de uma silagem de qualidade”; “Ajustes, regulagem e cuidados dos equipamentos do projeto fortalecimento da pecuária” e “Prática de ensilagem de milho com uso dos equipamentos da Emater-RN”.

Ensilagem

É o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação. A silagem é um alimento volumoso, utilizado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto.

A técnica da ensilagem possibilita ao agricultor a estocagem, por vários meses, de alimentação para nutrir seus animais, principalmente em períodos mais secos, com falta de pastagem. Garantindo a nutrição dos animais em quantidade suficiente.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.