Em SC, PM faz formaturas de projeto antidrogas em igrejas evangélicas e recebe críticas: ‘Estado é laico’

Formatura do projeto PROERD na Igreja Universal
Formatura do projeto PROERD na Igreja Universal — Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina se tornou alvo de críticas por estar realizando as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), destinado a estudantes do quinto ano do ensino fundamental, em igrejas evangélicas. Usualmente, as solenidades ocorrem em ginásios escolares.

A formatura mais recente ocorreu nesta terça-feira em Florianópolis, na Igreja Mais de Cristo, uma vertente neopentecostal pós-clássica que surgiu da Assembleia de Deus.

Em vídeos obtidos pela reportagem, agentes da corporação dançam e cantam para as crianças, que estão no interior da igreja.

Na semana passada, ao menos duas outras formaturas se deram em templos religiosos. Na terça-feira (18), 350 alunos se formaram em solenidade que ocorreu em Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis, em outra unidade da Mais de Cristo.

No dia seguinte (19), o prefeito de Florianópolis e pré-candidato à reeleição, Topazio Neto (PSD) marcou presença em uma formatura que se deu na Igreja Universal, no Centro da capital catarinense. Em suas redes sociais, o gestor compartilhou vídeos ao lado das crianças: “Tudo formado no Proerd”, escreveu.

A cena gerou inúmeras críticas por parte de seus opositores. Militante do PSOL, Leonel Camasão Cordeiro compartilhou imagens da solenidade em seu perfil no X (antigo Twitter), alegando doutrinação religiosa. “O Estado e a escola são laicos”, escreveu em postagem.

Segundo a própria Polícia Militar, o Proerd é um programa que tem como objetivo promover a prevenção ao uso de drogas e à violência. Durante o curso, agentes vão às escolas para transmitir conhecimentos sobre os riscos e consequências do envolvimento com entorpecentes.

A reportagem procurou a corporação, que não se manifestou até a data desta publicação. O espaço permanece em aberto para futuros esclarecimentos.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.