Eleições nos EUA: Advogada ex-mulher de bilionário desbanca astro da NFL como colega de chapa de sobrinho de Kennedy

Candidato à Casa Branca, Robert F Kennedy Jr. posa ao lado de Nicole Shanahan, escolhida para compor a chapa
Candidato à Casa Branca, Robert F Kennedy Jr. posa ao lado de Nicole Shanahan, escolhida para compor a chapa — Foto: JOSH EDELSON / AFP

O candidato independente às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, Robert Kennedy Junior, sobrinho do presidente assassinado John Fitzgerald Kennedy (JFK), revelou, nesta terça-feira (26), o nome de sua companheira de chapa: a advogada, empresária e filantropa Nicole Shanahan.

— Agradeço a Nicole por […] tomar a difícil decisão de embarcar comigo nesta cruzada extraordinária para reconquistar nosso país — anunciou o candidato.

Nas últimas semanas, Robert F. Kennedy Jr. chegou a abordar o quarterback do New York Jets Aaron Rodgers e o ex-governador de Minnesota e lutador profissional Jesse Ventura sobre a possibilidade de tê-los como vice-presidente na chapa. Os dois acenaram positivamente ao contato. Kennedy confirmou que eles estavam no topo de sua lista. No entanto, a escolhida foi Nicole Shanahan. Desconhecida fora dos círculos do Vale do Silício, ela foi uma das primeiras personalidades a apoiarem a investida política de Kennedy Junior, ainda durante as primárias democratas.

Robert Kennedy Junior se lançou candidato à Presidência pela primeira vez em abril de 2023, pelo Partido Democrata, mas depois decidiu se lançar como independente. Poderia, assim, desviar votos valiosos para os candidatos dos dois partidos. Muitos de seus familiares criticaram a sua decisão de se candidatar e assistiram, em março, a um ato na Casa Branca em apoio a Joe Biden.

Robert Kennedy Junior é filho do ex-secretário de Justiça democrata e candidato presidencial Robert “Bobby” Kennedy, assassinado em 1968, cinco anos depois de seu irmão, “JFK”. Ele se apresenta como uma alternativa ao democrata Joe Biden e ao republicano Donald Trump.

É advogado ambiental e ganhou fama nos últimos anos por seu ceticismo em relação às vacinas e por promover teorias da conspiração sobre o governo federal americano e o aparato de saúde pública. Aaron Rodgers também tem abraçado cada vez mais o papel de celebridade provocadora e contrária por suas posições anti-vacinas, sobre saúde pública e sobre a pandemia do coronavírus.

Nesta terça, durante um comício em Oakland, Califórnia, Robert Kennedy Junior elogiou Nicole Shanahan, uma “fã do surfe”, “jovem” e com uma “forte dimensão espiritual”.

Ele assegurou que “compartilha uma série de valores” com esta mulher de 38 anos, muito bem relacionada com o mundo da tecnologia e da filantropia política.

Nicole Shanahan seria vice se Robert Kennedy Junior fosse eleito para a Casa Branca. Ela foi casada com Sergei Brin, cofundador da Google, cuja fortuna é estimada pela Forbes em US$ 120,8 bilhões, nesta quarta-feira.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.