Eleições no RS serão feitas normalmente em outubro, diz TSE

Urna eletrônica
Uma mudança de data somente seria possível por meio de uma emenda constitucional, disse o TSE

As enchentes no Rio Grande do Sul e o processo de reconstrução do Estado não vão interferir na realização das eleições municipais em outubro, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em nota nesta 2ª feira (20.mai.2024).

De acordo com a Justiça Eleitoral, não há nenhuma discussão a respeito de um adiamento no Estado –o que só seria possível por meio de uma emenda constitucional. Sobre a possibilidade de as enchentes afetarem a logística do pleito, a corte eleitoral disse que as eleições seguirão o calendário estabelecido.

Mais cedo, em entrevista ao jornal O Globo, o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB-RS) levantou a possibilidade de discutir a mudança de data do pleito. Segundo ele, as trocas nas prefeituras poderiam “atrapalhar o processo” de reconstrução depois das fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

“Junho já é um momento pré-eleitoral e, em julho, se estabelecem as convenções. É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos incipientes, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação”, disse o governador.

Eis a íntegra da nota do TSE:

“Não há nenhuma discussão na Justiça Eleitoral a respeito. Somente por meio de Emenda Constitucional é possível adiar eleições. As eleições são em outubro. Serão feitas normalmente.”

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.