Eleições 2020: Convenções virtuais e identificação dos eleitores por meio da biometria será dispensada

A identificação biométrica representa um dos principais esforços da Justiça Eleitoral nos últimos anos

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, para minimizar o contato físico e a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso informou que, provavelmente, a identificação dos eleitores por meio da biometria será dispensada nas eleições deste ano. Barroso reconheceu que a aglomeração das convenções partidárias e a fase de testes das urnas eletrônicas eram entraves à realização das eleições municipais de outubro em meio à pandemia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem suas convenções para as eleições municipais de 2020 de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus. Por unanimidade, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções que escolherão os candidatos a prefeito e a vereador. O TSE defende que o pleito fosse adiado por poucas semanas e também se disse contrário à prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores para depois de 1º de janeiro de 2021. Outra consulta sobre o mesmo tema foi analisada na sessão desta quinta. Os ministros rejeitaram o questionamento do partido Republicanos sobre a possibilidade de alterar a data das convenções. O Plenário decidiu que o prazo de 180 dias antes do pleito, estabelecido pela Lei das Eleições, não pode ser flexibilizado sem decisão legislativa.

Também para minimizar o contato físico e a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, provavelmente a identificação dos eleitores por meio da biometria será dispensada nas eleições deste ano.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.