Eduardo Leite alerta para risco de inundações e deslizamentos com novos temporais no Rio Grande do Sul

O governador do RS Eduardo Leite
O governador do RS Eduardo Leite — Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um alerta para o risco de inundações e deslizamentos no estado diante das fortes chuvas previstas até quarta-feira. Em vídeo publicado nas redes sociais, Leite anunciou o reforço do efetivo das forças de segurança no Vale do Taquari, Vale do Caí, Serra Gaúcha e Litoral Norte para combater os possíveis estragos derivados dos temporais.

— A chuva que a gente teve no domingo já fez elevar muito o rio (Taquari). Ele estabilizou, mas a partir desta noite de segunda-feira, nós temos uma previsão de um novo volume de chuvas. Então, nossas atenções estão sendo voltadas especialmente para o Vale do Taquari, Vale do Caí, Serra Gaúcha e Litoral Norte. Cada uma dessas regiões, de diferentes maneiras, devem ter resposta em função das chuvas — disse o governador.

A Defesa Civil estadual emitiu, na noite de domingo, uma série de boletins com alertas sobre a elevação dos rios Taquari, Caí, Paranhana, Cadeia e rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. A recomendação é que a população que mora em áreas com histórico de alagamentos ou inundações procure abrigo em local seguro.

Os avisos do órgão estadual também pedem atenção a eventos de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas para todos as regiões, com validade até a manhã desta segunda. Para quaisquer casos de emergência, canais prioritários para pedidos de informação e socorro são o 190 e 193.

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, aconselha, a nota de alerta.

Nesta manhã, o MetSul Meteorologia informou que o rio Taquari seguirá subindo ao longo do dia no vale, uma vez que o Rio das Antas se elevou durante toda a madrugada. Todos eles seguem sendo monitorados.

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por uma frente fria, o que aumenta as chances de chuvas fortes e diminui as temperaturas da região — com exceção do extremo norte do estado, segundo a Climatempo.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ressaltou preocupação com a possibilidade do nível do Rio Guaíba ultrapassar as cotas de inundação e alerta, definidas como 3,60m e 3,15m, nos próximos dias. A elevação poderia ocorrer por conta da afluências dos rios próximos impactados pelas chuvas desta semana, além de oscilações causadas pelo efeito dos ventos.

— As previsões apontam para aumento dos níveis do Guaíba, podendo passar da cota de aperta nos próximos dias. A subida devido a elevada precipitação ocorrida no final de semana e vento sul nesta segunda. A previsão atual não indica cheia extrema como no mês de maio, mas é necessário atenção para as chuvas previstas para os próximos dias — aponta Rodrigo Paiva, pesquisador do IPH.

O Guaíba apresentou uma elevação de 20cm entre domingo e segunda-feira, chegando a 2,74m nesta manhã. O pico registrado desde o início das chuvas, há quase dois meses, ocorreu no dia 5 de maio (5,35m).

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.