‘É surreal’: moradora mostra casas com água até o telhado em Mimoso do Sul, que concentra as 4 mortes pelas chuvas no ES até agora

Moradora gravou vizinhos no telhado em Mimoso do Sul (ES): cuidadora de idosos estaria esperando resgate
Moradora gravou vizinhos no telhado em Mimoso do Sul (ES): cuidadora de idosos estaria esperando resgate — Foto: Reprodução

Vídeos impressionantes gravados por uma moradora de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, mostram a altura da água ultrapassando o telhado de casas, na pequena cidade de apenas 24 mil habitantes. Até agora, o Corpo de Bombeiros já contabilizou 4 mortes no município. O prefeito, Peter Costa, publicou um vídeo emocionado, em prantos, em que afirma que não para de receber ligações de moradores relatando mortes.

Mimoso do Sul registrou 220mm de chuva em 24 horas, segundo município mais castigado pelas chuvas no Espírito Santo. Todas as 4 mortes ocorridas no estado aconteceram lá. E chama atenção, no último boletim do governo do estado, publicado às 17h deste sábado, que comunica com um asterisco que o número de mortos e desaparecidos em Mimoso ainda é incerto, está em atualização. Há 1.200 desalojados no ES: mil em Vargem Alta e 200 em Guaiçu.

Na gravação, a moradora de Mimoso do Sul mostra a situação da enchente nas casas em sua volta, na altura da Ladeira da Igualdade. A Igreja Presbiteriana de Mimoso do Sul aparece quase que totalmente submersa, atingida até o segundo andar. Em seguida, ela começa a comunicar à destinatária do vídeo, uma prima, sobre quais vizinhos estão seguros nos seus telhados e quais desapareceram após a subida da água.

A moradora relata mortes: “Foi todo mundo embora, morreu todo mundo afogado”, diz, emocionada, ao mostrar uma casa ao lado, submersa até o telhado. Ela também conta que precisou quebrar a parede de casa para que os vizinhos de uma casa germinada à dela conseguissem se abrigar em segurança. “É surreal”, define. Ela também mostra uma mulher que seria cuidadora de idosos num dos telhados e indica que não consegue ver os pacientes.

Procurado, o Corpo de Bombeiros do ES não soube dizer se as pessoas que aparecem na gravação foram resgatadas. O boletim do governo do Espírito Santo destaca que uma rede pluvial cedeu em Mimoso do Sul e que sabe-se que há “muitas casas e comércio com água e perdas materiais”. Acrescenta ainda que a “água das enchentes está alcançando o segundo pavimento das casas. Um Casa Lar de Idosos está com idosos no segundo andar aguardando busca das equipes de socorro” – possivelmente o local apontado no vídeo.

A situação é tão complicada – e ainda incerta – em Mimoso do Sul, que o prefeito da cidade, Peter Costa, publicou um vídeo onde aparece chorando, desesperado e dizendo que não param de chegar notícias sobre mortes, o que indica que o número oficial de óbitos tende a aumentar nas próximas horas.

– Tem cem ligações no meu celular, as pessoas estão dizendo que está morrendo gente num lugar, está morrendo gente em outro lugar… eu não sei mais o que fazer! – diz no vídeo o prefeito.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.