Duda Mendonça, ex-marqueteiro do PT, morre aos 77 anos em São Paulo

O ex-marqueteiro do Partidos dos Trabalhadores (PT), Duda Mendonça, morreu em São Paulo, aos 77 anos. A família confirmou o óbito do publicitário ao G1 Bahia nesta segunda-feira (16). Ele será cremado.

Duda estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o mês de junho passado, quando precisou ser intubado por causa da Covid-19.

Antes do diagnóstico da doença pandêmica, ele já tratava um câncer no cérebro e fazia quimioterapia.

Natural de Salvador (BA), o publicitário se tornou conhecido em todo o Brasil por ter sido o marqueteiro por trás da primeira campanha eleitoral vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002.

Três anos depois,  ele foi citado no Mensalão, acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. À época, ele virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF). Pelos mesmo crimes,  o marqueteiro passou a ser investigado na Operação Lava Jato em 2016 e virou novamente réu. 

Ele também participou de campanhas de Paulo Maluf (PP), em São Paulo; Miguel Arraes, em Pernambuco; Ciro Gomes (PDT), no Ceará, e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes. Na Capital, Duda elaborou estratégias que culminaram na reeleição da ex-prefeita Luizianne Lins, em 2008. Já na candidatura de Elmano de Freitas (PT), como sucessor, não houve êxito.

Do Diário do Nordeste

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.