Disque 100 amplia atendimento durante o Carnaval

O clima de festa e descontração do período de Carnaval não pode tirar o foco do que é essencial para a festa continuar: o respeito aos direitos humanos. No Brasil, o folião pode denunciar qualquer violação pelos canais: Disque 100, Portal Humaniza Redes e pelo aplicativo Proteja Brasil – destinado a denúncias contra violações dos direitos de crianças e adolescentes.

O atendimento no Disque 100 será ampliado com maior número de funcionários e estará preparado para prestar informações em inglês e espanhol durante o Carnaval. “Preparamos todos os anos um atendimento reforçado uma semana antes do Carnaval e três após, porque já observamos que, nesse período, os registros acontecem principalmente nas semanas seguintes”, explica Irina Karla Bacci, ouvidora nacional de direitos humanos.

“Também estamos mapeando os órgãos que estarão de plantão nesse período, para que denúncias mais graves possam ser acolhidas imediatamento pelo Conselho Tutelar, delegacias, Ministério Público e outros órgãos do sistema de justiça”, complementa.

Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, em 2016, as denúncias referentes a crianças e adolescentes feitas ao Disque 100 em fevereiro, compreendendo o período de Carnaval, equivalem a 17,4% das feitas no ano inteiro.

Neste ano, a campanha do ministério – “Respeitar, Proteger, Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente” – pede cuidado especial à proteção das crianças e adolescentes, listando como violações mais comuns no período o trabalho infantil, violência sexual, uso de álcool e outras drogas, desaparecimento de crianças e meninos e meninas em situação de rua. A campanha é realizada em parceria com o Ministério do Turismo, Infraero, Frente Nacional dos Prefeitos, União Europeia e Childhood Brasil.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.