Disney encerra disputa na Justiça com DeSantis, governador do Flórida

Área central do parque Magic Kingdom, no Walt Disney World, em Orlando
Área central do parque Magic Kingdom, no Walt Disney World, em Orlando — Foto: Eduardo Maia/Agência O Globo

Um conselho nomeado por Ron DeSantis, governador da Flórida e um dos líderes conservadores do Partido Republicano nos EUA, votou por um acordo judicial com a Disney, encerrando a batalha legal de quase um ano entre o político e uma das empresas que mais empregam em seu estado.

O conselho do Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central, autoridade municipal que governa os parques da Disney na Flórida, aceitou por unanimidade uma proposta de acordo feita pela empresa em reunião realizada nesta quarta-feira.

“Temos o prazer de pôr fim a todos os litígios pendentes no tribunal estadual da Flórida entre a Disney e o Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central”, afirmou Jeff Vahle, presidente do Walt Disney World Resort, em comunicado.

A Disney processou DeSantis e o conselho em abril do ano passado, iniciando uma batalha legal que se desenrolou em uma série de tribunais.

O acordo foi firmado na disputa estadual. Há um processo federal separado, no qual um juiz distrital rejeitou o caso da Disney contra DeSantis, mas a empresa recorreu. A gigante do entretenimento concordou em suspender a ação no processo federal, mas não abandoná-lo totalmente.

—Isso é avançar, é isso que a empresa quer fazer — disse DeSantis em entrevista coletiva em Orlando, acrescentando que a Disney tem agora está livre para “expandir sua presença e continuar atraindo visitantes”.

O processo foi o auge de uma longa rivalidade entre DeSantis e a Disney, que começou depois que a empresa criticou uma lei de 2022 defendida pelo governador que restringia o ensino em sala de aula sobre orientação sexual ou identidade de gênero.

DeSantis respondeu assumindo o controle da jurisdição governamental local que dava à Disney grande autonomia para administrar as operações diárias do Disney World e de seus outros parques temáticos da Flórida Central, nomeando seus próprios indicados para o conselho.

A disputa alimentou a frustrada campanha presidencial de DeSantis, que desistiu em janeiro da indicação para ser o candidato republicano na eleição deste ano em meio à disparada de Donald Trump.

Pelo acordo, a Disney concordará em revogar algumas medidas que limitavam os poderes da autoridade municipal e estavam no centro do processo estadual. Antes de o conselho de DeSantis assumir, os membros anteriores, controlados pela Disney, aprovaram mudanças que restringiam os poderes do novo conselho, incluindo a sua capacidade de rever expansões de parques temáticos e publicidade em outdoors.

O distrito agora consultará a Disney sobre um novo plano de uso do solo. O acordo também envolve o arquivamento de vários outros casos judiciais envolvendo a Disney e o distrito.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.