‘Devemos colocar diferenças de lado’, diz Eduardo Leite ao lado de ministros de Lula

Paulo Pimenta ao lado do governador Eduardo Leite
Paulo Pimenta ao lado do governador Eduardo Leite — Foto: Reprodução

Ao lado do ministro chefe dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Goés (Desenvolvimento), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou neste sábado que neste momento de tragédia é preciso deixar as diferenças ideológicas de lado.

—Todos nós lideranças políticas devemos nos colocar a altura do fato, independente do partido, colocar de lado qualquer diferença. E é isso que eu sinto na disposição de todas as partes.

O governador afirmou ainda que estado terá dias difíceis pela frente e que precisará de um “Plano Marshall de reconstrução”, referindo-se à história ajuda financeira fornecida pelos Estados Unidos para reerguer a Europa depois da Segunda Guerra Mundial. A fala do governador faz referência ao programa de reconstrução adotado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

— O Rio Grande do Sul vai precisar de um Plano Marshall de reconstrução. A gente vai precisar de um plano de excepcionalidade em projetos, em recursos. O povo que foi vítima da tragédia, não pode ser vítima de desassistência.

Leite disse estar esperançoso com o retorno do presidente Lula ao estado neste domingo, junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e afirmou que o momento é de colocar as diferenças políticas de lado:

Já em nome do governo federal, Paulo Pimenta e Waldez Goés afirmaram que todo investimento possível e recursos já foram destinado às áreas afetadas.

— Nós temos nesse momento 32 aeronaves, o que assistimos hoje dificilmente foi assistido em qualquer lugar do mundo. Nós temos mais de 1600 homens trabalhando no resgate e o limite daquilo que vamos disponibilizar é a necessidade — disse Pimenta.

Neste momento, os esforços estão concentrados em Porto Alegre e no entorno da capital, na região metropolitana.

São 55 o número de mortos pelas fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul desde quinta-feira. Os dados são do último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18h deste sábado. Anteriormente, às 12h, o órgão havia afirmado 57 vítimas fatais.

Para o restante do final de semana, a previsão é de que as chuvas continuem, podendo até se agravar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até domingo, a previsão é de chuva volumosa de até 100 mm por dia para o norte do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina.

Outro ponto de preocupação é o nível de água do Rio Guaíba, que já atinge 5,18m. A ordem é de que o Centro Histórico de Porto Alegre seja evacuado, já que os diques de proteção já começam a apresentar rupturas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.