‘Desastre geológico’: vídeo mostra estrago provocado por colapso de estrada no Sul da China

Enorme cratera se abre na China
Enorme cratera se abre na China — Foto: Reprodução

Pelo menos 19 pessoas morreram na quarta-feira devido ao colapso de parte de uma autoestrada na província chinesa de Cantão, no sul do país, informou a imprensa estatal. A emissora estatal de televisão CCTV informou que um trecho da estrada entre a cidade de Meizhou e o condado de Dabu, em Cantão, desabou às 02H10 (18H10 GMT de terça-feira) de quarta-feira.

O acidente deixou presos um total de 18 veículos e envolveu 49 pessoas, disse a CCTV. Às 11H45, “19 pessoas foram confirmadas mortas e 30 estão recebendo tratamento de emergência no hospital”, afirmou a CCTV. O veículo acrescentou que as vidas das pessoas internadas “não estão atualmente em risco”, mas não especificou a natureza de seus ferimentos.

Dezenas de veículos de emergência e guindastes estão reunidos na seção ainda intacta da estrada, que atravessa uma encosta íngreme e arborizada. Em outros vídeos aparentemente filmados antes do amanhecer, podem ser vistos chamas e fumaça emergindo do buraco. “Não podemos continuar”, diz um homem em uma dessas gravações.

A CCTV atribuiu o colapso a “um desastre geológico natural (…) sob o impacto de chuvas persistentes e intensas”. Segundo a mídia, um trecho de 18 metros da estrada teria afundado. As autoridades enviaram cerca de 500 pessoas ao local para a operação de resgate, composta por bombeiros, mineiros e pessoal de segurança e emergência, disse a CCTV.

As autoridades locais informaram em um aviso que parte da autoestrada S12 estava fechada em ambas as direções.

A província de Cantão, uma área densamente povoada e símbolo da potência manufatureira chinesa, tem experimentado uma série de fenômenos meteorológicos extremos nas últimas semanas.

Precipitações excepcionalmente intensas para esta época do ano causaram inundações mortais que, em algumas áreas, foram as piores desde que os registros começaram em 1954.

Além disso, na capital provincial, também chamada de Cantão, um tornado matou cinco pessoas na semana passada.

Grande parte da vasta rede viária da China passa por terrenos acidentados e climas extremos.

Além disso, os acidentes de trânsito são bastante comuns devido à falta de rigorosos controles de segurança.

Em março, 14 pessoas morreram e 37 ficaram feridas quando um ônibus se acidentou dentro de um túnel na região norte de Shanxi.

Também este ano, uma colisão múltipla em fevereiro deixou 16 mortos na província de Hunan, no centro, e outro acidente matou 19 pessoas em Jiangxi, no leste.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.