Departamento de Vigilância à Saúde da SMS alerta para cuidados redobrados com início de período chuvoso em Natal

O início do período de chuvas em Natal, que começou na semana passada, está causando uma série de preocupações com a saúde pública no município, por causa da possibilidade de aumento do número de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Por causa disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta à população para redobrar a atenção contra o vetor, com a adoção de ações simples e eficazes.

Segundo o chefe do Centro de Controle de Zoonoses da Capital (CCZ), Alessandre Medeiros, do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), os cuidados devem começar dentro de casa, onde está a maioria dos focos do mosquito. Jardins, quintais, terrenos baldios com concentração de lixo e imóveis fechados ou abandonados também podem guardar focos do vetor, por isso, é tão importante estar atento a todas as possibilidades.

“São cuidados simples, mas essenciais para que possamos lutar contra o Aedes, evitando que os mosquitos se reproduzam e cresçam, causando mais adoecimento nos natalenses. Qualquer acúmulo de água pode ser um criadouro para o vetor, então, não podemos descansar e deixar para depois e agora, com o início das chuvas, pedimos atenção à população, para seguir as orientações e tomar os cuidados devidos”.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.