Democracia está em risco com avanço da direita, diz Lula

Presidente Lula em discurso
O presidente Lula participa da cúpula do G7, na região da Puglia, na Itália, como convidado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “a democracia como a conhecemos está em risco” com o avanço da direita no mundo. A declaração foi dada em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, pulicada nesta 6ª feira (14.jun.2024).

Segundo o chefe do Executivo brasileiro, para reverter esse cenário, “os partidos democráticos e de esquerda devem fornecer novas respostas políticas aos problemas de hoje, numa linguagem e numa forma que possam falar com as pessoas através dos meios de comunicação atuais”.

Como respostas possíveis à questão, Lula afirmou que os democratas precisam “proteger os trabalhadores no novo mercado de trabalho, definido pela digitalização e pela inteligência artificial”. Além disso, devem se aproximar das pessoas nos bairros, locais de trabalho e redes sociais.

Segundo o petista, apesar das preocupações, os resultados das eleições para o Parlamento Europeu “demonstram que na Europa ainda existe uma maioria de indivíduos democráticos a favor da integração”.

A direita saiu como a grande vitoriosa das eleições para o Parlamento Europeu, finalizadas no domingo (9.jun). Grupos nacionalistas ganharam cadeiras e terão mais peso. Porém, o Partido Popular Europeu, de centro-direita, do qual a presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen, faz parte, manteve a maior bancada e ampliou seu quadro.

Leia mais:

Leia mais assuntos abordados a entrevista:

BRASIL NO G7 – “Discutirei algumas de nossas prioridades para a presidência brasileira do G20, como desigualdade, mudanças climáticas e reforma da governança global.

G20 – para o evento que será realizado em 18 e 19 de novembro no Rio, Lula citou:

ACORDO DE PAZ RÚSSIA-UCRÂNIA – “O Brasil condenou a invasão russa da Ucrânia. No entanto, acreditamos que não haverá solução militar para este conflito, nem que qualquer país possa negociar a paz sozinho sem considerar o outro lado”;

NAVIOS RUSSOS EM CUBA – “Este episódio, que lembra a Guerra Fria, não me preocupa”;

PAZ EM GAZA – “Não sei se o primeiro-ministro israelense [Benjamin Netanyahu] está interessado no seu sucesso, mas espero que esteja. O mundo inteiro aguarda ansiosamente o fim da guerra e a libertação dos reféns. (…) O cessar-fogo deve ser o 1º passo para a única saída, ou seja, a solução de criar 2 Estados independentes e viáveis”;

ACORDOS COMERCIAIS – o presidente brasileiro se disse “feliz” com a expansão dos negócios com a China. “Também expandiremos as nossas relações com a Índia, a África, o México, os países árabes e os nossos vizinhos da América do Sul”, completou. Lula criticou a lentidão nas negociações para o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia: “A Europa negocia há 20 anos um acordo com o Mercosul e ainda não o fechou”.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.