Delator diz que esquema na Petrobras pagou dívida de campanha de Lula

Do G1 – O ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa, delator da Lava Jato, afirmou e, depoimento que uma dívida da campanha à reeleição do ex-presidente Lula (PT) foi paga com dinheiro do esquema de corrupção na estatal. As afirmações do ex-gerente da Petrobras foram publicadas nesta quarta-feira (21) pelo jornal “Valor Econômico”. O Jornal Nacional também teve acesso à delação, que é sigilosa.

No depoimento prestado ao Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba, Musa afirmou que soube pela primeira vez da dívida da campanha de 2006 com o Banco Schain pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo Musa, a informação foi confirmada por Fernando Schain, um dos donos do grupo. Ainda conforme Musa, Fernando Schain disse para ele que o empréstimo de R$ 60 milhões foi intermediado pelo pecuarista José Carlos Bumlai, que é amigo pessoal de Lula.

Eduardo Musa afirmou que para quitar a dívida, o governo entregou sem licitação o contrato de operação no navio-sonda Vitória 10 mil à Construtora Schain. Aos procuradores, Musa disse que a ordem “veio de cima”, e por isso imaginou que tivesse sido comandada por José Sérgio Gabrielli, então presidente da estatal. A contratação da sonda, segundo Musa, não necessária, porque a Petrobras sabia que os poços a serem explorados por ela, na África, estavam secos. Ainda assim, ele relatou que apresentou à Diretoria Executiva a contratação como “um bom negócio”.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.