Defesa Civil recolhe aproximadamente 20 kg de resíduos de óleo em praia na Via Costeira

Fragmentos de óleo continuam atingindo o litoral do Rio Grande do Norte. Em monitoramento realizado na quinta-feira (22), a Defesa Civil de Natal recolheu cerca de 20 kg de resíduos de óleo ao longo de 2km da praia da Via Costeira, próximo ao antigo Hospital de Campanha. Segundo Paulo Henrique Costa, agente da Defesa Civil que participou da ação, a praia vem sendo a mais atingida da capital.

Ele explica que, ainda que fragmentos também tenham sido identificados na praia da Redinha, a maior parte das amostras estão sendo recolhidas na praia da Via Costeira. Em relação ao tamanho dos resíduos, aponta, geralmente são pequenos. Ao longo do monitoramento da quinta-feira, no entanto, um fragmento de pelo menos 2 kg foi recolhido junto a outras amostras que foram encaminhadas à Defesa Civil de Natal.

Na capital, o agente  Paulo Henrique Costa aponta que a fiscalização está sendo realizado  por meio de vistorias em todas praias e, após esse processo, a equipe retorna aos locais em que foram verificados resíduos para fazer a retirada. Caso a população se depare com os materiais, basta discar 190 para acionar o órgão até o local.

O  Instituto de Desenvolvimento Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN)  já confirmou o aparecimento de manchas de óleo nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta. Em comunicado sobre esses casos, o Instituto afirmou que  medidas estão sendo adotadas em relação ao reaparecimento das manchas de óleo por meio do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual.

 

Tribuna do Norte

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.