Defesa Civil do RS emite alerta de ‘inundação extrema’ do Rio Guaíba

Governador sobrevoa Porto Alegre e regiões atingidas pelas cheias do Guaíba
Governador sobrevoa Porto Alegre e regiões atingidas pelas cheias do Guaíba — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma série de alertas referentes à iminência de “inundações extremas” entre esta sexta e o sábado nas cidades localizadas ao redor do Rio Guaíba, inclusive a capital Porto Alegre. A entidade recomendou expressamente que as pessoas evitem essa região “apresenta uma cheia histórica com níveis em elevação podendo ultrapassar os 5 metros nas próximas horas, com a possibilidade de ultrapassar esse valor em um cenário mais crítico”.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas busquem abrigo e que não atravessem alagamentos a pé ou de carro. Outro rio que corta a região, o Gravataí também enfrenta “elevação dos seus níveis”, o que fez ser emitido um “alerta para inundação”.

O mesmo acontece no “rio dos Sinos, em elevação a partir de Taquara”. A Defesa Civil também emitiu um alerta de grande elevação da Laguna dos Patos, a maior da América do Sul. Outras regiões do estado, como as cortadas pelos rios Jacuí, Caí e Taquari, por exemplo, também estão sob “alerta extremo”.

No início da tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil afirmou que chegou a 37 o número de mortos por consequência das chuvas que atingem todo o território gaúcho há quatro dias. Ao menos 74 pessoas seguem desaparecidas. De acordo com o último boletim, 235 cidades foram afetadas e mais de 31 mil pessoas estão fora de casa devido aos temporais — 7.949 em abrigos e 23.598 desalojados.

Responsável por despejar as águas da chuva de volta ao Rio Guaíba, em Porto Alegre, uma das casas de bombas se rompeu na manhã desta sexta-feira, e a enxurrada invadiu as ruas do Centro Histórico da capital do Rio Grande do Sul. A enchente tomou a Avenida Mauá. A rodoviária da cidade também amanheceu debaixo d’água. A área de embarque e desembarque da estação ficou inacessível.

O rompimento ocorreu na comporta 3, de um conjunto de 14 comportas ao longo de 24 quilômetros de diques externos em 23 casas de bombas que funcionam como barreiras complementares ao muro de concreto erquido no Cenro Histórico. A construção foi iniciada após uma grande enchente em 1941, que afetou a capital gaúcha.

Um vídeo publicado no X (antigo Twitter) por um repórter do Correio do Povo mostra as águas invadindo a Avenida Mauá, no Centro Histórico. O fotógrafo Chico Santana também capturou imagens por meio de um drone na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, às 3h10 da madrugada.

Durante o comunicado à imprensa na noite desta quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que há expectativa por parte de especialistas do governo de que o nível de elevação do Lago Guaíba chegue a 5 metros, o que seria um recorde absoluto — com reflexos diretos na capital Porto Alegre.

— O Guaíba já está em 3,36m e subindo 8cm por hora. Ou seja, nessa madrugada ele já vai chegar a 4m, um patamar que nunca vimos. No monitoramento do Guaíba, nossa equipe já fala em 5 metros. Seria maior que a enchente de 1941 — disse Leite. — É muito grave, é muito crítico o que estamos vivenciando. Sem ser alarmista, não é para ter pânico, mas preciso que as pessoas estejam com senso de urgência.

Ainda segundo o governador, o ponto mais crítico se concentra na região do Vale do Taquari. Por lá, já são mais de 160 pontos georreferenciados, segundo ele, em que grupos de pessoas pediram ajuda e aguardam por resgate. Ao todo, até agora, em todo o estado, 4.600 pessoas foram salvas pelas equipes de socorro.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.