Danilo Cavalcante: infográficos mostram como brasileiro sobreviveu durante fuga

Fuga de Danilo Cavalcante chegou ao fim após duas semanas
Fuga de Danilo Cavalcante chegou ao fim após duas semanas — Foto: Arte O Globo

Foram quase duas semanas de procura pelo brasileiro Danilo Cavalcante, condenado à prisão perpétua em agosto por esfaquear a ex-namorada 38 vezes, na frente dos filhos dela, há dois anos. Durante o período em que esteve foragido do presídio de Chester County, na Pensilvânia, o homem chegou a trocar tiros com um civil, roubar uma van e fazer diversas aparições em imagens capturadas por câmeras de segurança. Em depoimento, Danilo também relatou que, enquanto esteve escondido, se alimentava de frutas e cobria as próprias fezes com terra e folhas para não ser localizado.

O GLOBO preparou uma sequência de infográficos que explicam exatamente como o brasileiro conseguiu sobreviver durante a fuga. Veja:

Danilo Cavalcante afirmou, em depoimento, que se movimentou principalmente à noite. Após o escurecer, ele caminhava pela região de Chester County para invadir propriedades privadas em busca de alimentos e outros suprimentos, como roupas e calçados. Durante a fuga, o brasileiro percorreu mais de 30 quilômetros, passando por áreas de mata para fugir do cerco policial, que chegou a mobilizar 500 agentes.

Durante as duas semanas em fuga, Cavalcante se alimentou basicamente de frutas coletadas nas matas. Mas também conseguiu furtar alimentos nas casas em que invadiu. Os investigadores destacaram a melancia como um dos alimentos mais ingeridos nas duas semanas como fugitivo. Para se hidratar, o brasileiro tomava água de riachos.

Quando estava parado, Cavalcante procurava permanecer em meio a arbustos e toras de madeira. Ele dormia nesses locais. Inclusive, foi capturado quando tirava uma soneca. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, após a prisão, a polícia disse que o homem condenado à prisão perpétua foi pego de surpresa. O brasileiro dormia em cima do rifle que havia roubado dois dias antes quando os agentes o encontraram. Ele estava em uma área de arbustos que servia de depósito para uma pilha de madeiras. O local fica atrás de uma loja de suprimentos para tratores na Rota 100, em South Coventry Township.

Em depoimento, Cavalcante explicou que cobria as próprias fezes com terra e folhas durante a fuga. Robert Clark, vice-marechal do U.S. Marshall, explicou no programa televisivo NewsNation que este método causava dificuldades para os investigadores rastrearem os passos de Cavalcante.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.