Custo da nova adutora emergencial de Caicó será R$ 44 milhões

Da Tribuna do Norte – Até o final deste ano, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverá colocar em operação a Adutora Emergencial de Caicó, no Seridó potiguar, para mitigar os efeitos da seca no municípios e distritos vizinhos.

A obra, que custará aproximadamente R$ 44 milhões, será financiada pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) a partir das ações contempladas no Decreto de Situação de Emergência pela Seca, renovado pelo Governo do Estado pela segunda vez consecutiva em março  passado. A água que abastecerá a Adutora será extraída da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves através de um sistema com aproximadamente 70 quilômetros de extensão.

De acordo com a diretora de Empreendimentos da Caern, Geni Formiga, a estatal já tinha realizado os estudos e confeccionado o projeto da Adutora Emergencial, o que agilizou a aprovação do financiamento pelo Ministério da Integração Nacional.

“Agora iremos iniciar o processo de contratação emergencial da empresa para executar os serviços. Temos seis meses para concluí­lo”, destacou Geni Formiga. Ela esclareceu, ainda, que a principal fonte de abastecimento do município de Caicó, o sistema Corema­ Assu, só terá água suficiente para o abastecimento até o fim do ano. “Não houve, praticamente, nenhuma recarga hídrica”, lamentou.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.