CRT-RN comemora Dia do Técnico Industrial em Caicó 

Com o intuito de se aproximar dos mais de 10 mil profissionais filiados, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RN promoverá a Semana do Técnico Industrial, em alusão à data celebrada em 23 de setembro. A cidade de Caicó receberá a ação nos dias 19 e 20 de setembro.

A programação do evento no dia 19 inclui visitas a entidades e empresas do setor, para estabelecer e reforçar parcerias com industriários da região.

No dia 20, o CRT-RN estará a postos no IFRN a partir das 10h da manhã para receber os profissionais que desejarem tirar dúvidas, ou necessitarem de auxílio para regularizar o cadastro no Conselho. O momento também acontece para que conheçam o trabalho da entidade e se conscientizem sobre a necessidade da orientação e fiscalização profissional para o fortalecimento da categoria e também conheçam as vantagens oferecidas aos filiados. O CRT-RN acabou de assinar o primeiro convênio com o SESI Natal, e outras parcerias estão por vir, também em outras cidades do estado.

Com apenas três meses de funcionamento, a regional do RN já acumula conquistas, e sua sede em Natal está de portas abertas para receber os técnicos industriais do RN. Todos os profissionais da categoria precisam estar registrados no Conselho para estarem aptos a atuar no mercado de trabalho. Em breve deverão ter início as atividades de fiscalização, e o CRT-RN solicita que todos os profissionais estejam com o cadastro regular e atualizado.

Quem somos

A criação do conselho é uma luta de décadas. A lei que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico de Nível Médio é de 1968, mas só em 2018 foi criado o CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais, com a sanção da lei 13.693, uma conquista da classe dos profissionais de nível médio pertencentes a uma centena de categorias, entre as quais eletrotécnica, eletrônica, mecânica, edificações, que agora contam com um conselho próprio.

Para o presidente do CRT-RN, o empresário mossoroense Jerônimo Andrade, a criação do conselho é um “divisor de águas”. Ele destaca a extrema importância do conselho próprio para uma gestão mais compatível às necessidades da categoria, visto a maior proximidade com os profissionais.

“O Conselho valoriza o trabalhador, porque conhece de perto o seu dia-a-dia e suas dificuldades, e luta para mudar o cenário. Agora temos espaço para desenvolver melhor as nossas prerrogativas.”  O Rio Grande do Norte é um dos sete estados que tem o próprio conselho regional.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.