Cratera aberta durante temporal em BH vai chegar a 120 metros de extensão, mais do que um campo de futebol; vídeo

O buraco aberto na avenida em Belo Horizonte
O buraco aberto na avenida em Belo Horizonte — Foto: Fotos de redes sociasi

A cratera que se formou na Avenida Presidente Eurico Dutra, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante um temporal na semana passada, continua se expandindo. Inicialmente com 5 metros de extensão, o buraco já atingiu 60 metros, e a expectativa é que, até o fim dos reparos, ele atinja o dobro desse tamanho. Para se ter uma ideia, ele se tornará maior, horizontalmente, do que um campo de futebol como o do Maracanã.

O vão no asfalto abriu-se na noite de quinta-feira após fortes chuvas na cidade. Um motorista que passava pelo local no momento em que o solo cedeu teve o carro danificado e precisou ser levado ao hospital com ferimento profundo no nariz.

A estrutura entrou em colapso por causa do rompimento da rede de drenagem. O subsecretário de Zeladoria Urbana da Secretaria de Obras e Infraestrutura da prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Gomes, explicou que a rede antiga será substituída — é justamente esse trabalho que levará à ampliação da cratera até que tudo seja restaurado.

“Também preventivamente, a secretaria de Obras está fazendo inspeção nas outras redes que ainda não apresentaram nenhum problema para saber se tem algum ponto que não identificamos que tenha necessidade de fazer alguma substituição. Por enquanto, o que a gente precisa fazer são os 120 metros para liberar a via”, detalhou Gomes.

O problema está causando um nó no trânsito. O trecho é uma das poucas saídas do bairro. Com a avenida bloqueada, o fluxo de veículos foi desviado para as vias no entorno do BH Shopping, que já não suportam a quantidade de veículos de outras regiões. Segundo a prefeitura, os trabalhos estão intensificados para liberar a avenida parcialmente nos próximos dias. A conclusão está prevista para o final da semana que vem.

Até lá, os motoristas vão precisar de muita paciência. Os congestionamentos na região foram ampliados e atingem as avenidas Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo, além das rodovias MG 030, MGC 356 e BR 040. Na última segunda-feira, dia 11, um acidente pela manhã na MGC 356 e um ônibus com defeito na alça de acesso ao trevo do BH Shopping pararam quase completamente o trânsito.

O geólogo Rodrigo Martins, de 52 anos, perdeu um vôo no aeroporto de Confins. Ele mora em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e passa necessariamente no trecho problemático. Mesmo saindo de casa com muita antecedência, se deparou com uma situação impensável. “Levei três horas para chegar ao aeroporto de Confins. Acabei tendo que trocar o voo com custo superior a R$ 2 mil. Além de perder o compromisso, tive que alterar toda a minha logística no destino final”, lamentou.

Para aliviar o trânsito, se não houver chuva, a expectativa é ter pelo menos uma faixa liberada em cada sentido até sexta-feira, dia 15, na avenida em obras.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.